PUBLICIDADE E ARTE – INTERFACES: ARTE E PUBLICIDADE POP
Palavras-chave:
Arte, Publicidade, Arte Pop, Persuasão, Leitura de imagemResumo
O presente artigo propõe-se a discutir as possíveis interfaces existentes entre arte e publicidade e qual a relação existente entre ambas. Tem como objeto de estudo a Arte Pop e a publicidade desenvolvida entre os anos 1950 e 1960, a partir da analise comparativa de duas obras da arte pop e duas peças de propaganda. Nossa intenção foi trazer à cena uma averiguação sobre a possibilidade de afirmar que dois conceitos que em um primeiro momento parecem antagônicos, a saber, arte e publicidade, podem relacionar-se e por fim, indagar se a publicidade, que por natureza prega o consumo, reagiu a um movimento artístico cujo princípio era o questionamento acerca do consumo desenfreado.
Referências
ALVES, Meige Rafael. Comunicação publicitária: lingerie e visões de mundo. In: Cadernos de Antropologia e Imagem. Rio de Janeiro: UNRJ, 1995.
FISCHER, Ernest “ A necessidade da Arte” . São Paulo, Guanabara Koogan,, 1959
MC CARTTTHY, David. Momentos da Arte Moderna: Arte Pop. São Paulo: Cosac e Naify, 2002.
RIZZO, Esmeralda, Publicidade e Cia: Thomson, 2003
RUFINONI, Priscila Rossinetti. Uma história das maravilhas. Artigo publicado
na revista on-line SINERGIA – Centro Federal de Ed. Tecnológica de São
Paulo, volume 5, no2, 2004 – www.cefetsp.br/edu/sinergia/4indice.html SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. Como Usar a Propaganda para
Construir Marcas e Empresas de Sucesso. São Paulo: Campus, 2003. SANDAMAM, Antônio. A Linguagem da Propaganda. 3a. Ed. São Paulo:
Contexto, 1999.
TASCHEN All-American ads 60’s. Hohenzollermring, 2003.
WILSON, Simon. A Arte Pop. Barcelona Editorial Labor do Brasil, S.A, s.d.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eliane Aparecida Andreoli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0