PUBLICIDADE E ARTE – INTERFACES: ARTE E PUBLICIDADE POP

Autores

  • Eliane Aparecida Andreoli

Palavras-chave:

Arte, Publicidade, Arte Pop, Persuasão, Leitura de imagem

Resumo

O presente artigo propõe-se a discutir as possíveis interfaces existentes entre arte e publicidade e qual a relação existente entre ambas. Tem como objeto de estudo a Arte Pop e a publicidade desenvolvida entre os anos 1950 e 1960, a partir da analise comparativa de duas obras da arte pop e duas peças de propaganda. Nossa intenção foi trazer à cena uma averiguação sobre a possibilidade de afirmar que dois conceitos que em um primeiro momento parecem antagônicos, a saber, arte e publicidade, podem relacionar-se e por fim, indagar se a publicidade, que por natureza prega o consumo, reagiu a um movimento artístico cujo princípio era o questionamento acerca do consumo desenfreado.

Referências

ALVES, Meige Rafael. Comunicação publicitária: lingerie e visões de mundo. In: Cadernos de Antropologia e Imagem. Rio de Janeiro: UNRJ, 1995.

FISCHER, Ernest “ A necessidade da Arte” . São Paulo, Guanabara Koogan,, 1959

MC CARTTTHY, David. Momentos da Arte Moderna: Arte Pop. São Paulo: Cosac e Naify, 2002.

RIZZO, Esmeralda, Publicidade e Cia: Thomson, 2003

RUFINONI, Priscila Rossinetti. Uma história das maravilhas. Artigo publicado

na revista on-line SINERGIA – Centro Federal de Ed. Tecnológica de São

Paulo, volume 5, no2, 2004 – www.cefetsp.br/edu/sinergia/4indice.html SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. Como Usar a Propaganda para

Construir Marcas e Empresas de Sucesso. São Paulo: Campus, 2003. SANDAMAM, Antônio. A Linguagem da Propaganda. 3a. Ed. São Paulo:

Contexto, 1999.

TASCHEN All-American ads 60’s. Hohenzollermring, 2003.

WILSON, Simon. A Arte Pop. Barcelona Editorial Labor do Brasil, S.A, s.d.

Downloads

Publicado

06-11-2023

Como Citar

Andreoli, E. A. (2023). PUBLICIDADE E ARTE – INTERFACES: ARTE E PUBLICIDADE POP. Revista Belas Artes, 1(1). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/24