COMUNICAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: A MEDIAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO DE ALFABETIZAÇÃO (NÃO FORMAL) COM DEFICIENTES INTELECTUAIS – A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Irene Barone Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Mediação, Inclusão, Alfabetização, Comunicação e arte

Resumo

A proposta interventiva no âmbito da Educação não formal, com aderência ao paradigma da inclusão, foi desenvolvida no projeto de Iniciação Científica do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, por duas estudantes do curso de Comunicação Social, durante o período de outubro de 2011 a setembro de 2012. O desafio de iniciar o processo de alfabetização com um grupo de deficientes intelectuais ancorou-se na ampliação dos processos relacionais e comunicacionais. O projeto de extensão Arte e Inclusão Belas Artes acolheu a proposta, sendo que a atuação de mediadores foi fator relevante na alteração dos modos de perceber e atuar no mundo dos sujeitos e participantes. Estimulou-se a convivência em grupo, atividades coletivas e individuais, fazeres com aplicação dos recursos da Arte, associadas ao ensino mediado do código linguístico. A troca de experiências entre o mediador e o sujeito e a relação interpessoal estabelecida entre eles foram fundamentais para manter os sujeitos motivados, ressaltando que as vivências de aprendizagem dos agentes mediadores tornaram-se referências importantes para a atuação no projeto.

Biografia do Autor

Irene Barone, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestre em Educação, Administração e Comunicação (Universidade São Marcos)

Professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Referências

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Publicado

11-12-2023

Como Citar

Barone, I. (2023). COMUNICAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: A MEDIAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO DE ALFABETIZAÇÃO (NÃO FORMAL) COM DEFICIENTES INTELECTUAIS – A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. Revista Belas Artes, 10(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/237