HIBRIDISMO: UM ESTUDO DE CASO – ANTONIO MAIA

Autores

  • Nelson Rodrigues da Silva Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Hibridismo, Arte brasileira, Cultura Popular

Resumo

Este artigo parte da hipótese de que a arte e a cultura na América Latina sempre foi uma construção híbrida, em que confluíram as contribuições dos países da península ibérica da Europa, os indígenas americanos e as migrações africanas. Atualmente, com a globalização, estas fusões constitutivas do latino americano se ampliaram em interação com os americanos e em diálogo com as culturas da Ásia e de outras partes do globo. Este artigo é um estudo da produção artística de Antonio Maia, artista sergipano que com sua pintura trabalha e discute símbolos da religiosidade popular nordestina, transpondo o tema do ex-voto e inscrevendo-o em um mundo poético de sentido ao mesmo tempo plástico e antropológico. Trata-se, portanto de um exemplo de hibridação uma vez que, aproxima práticas distintas: a cultura popular e a cultura erudita, que existiam separadas e as combina para gerar novos objetos de arte.

Biografia do Autor

Nelson Rodrigues da Silva, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003)

Pós Graduação Lato Sensu em História da Arte pela Fundação Armando Alvares Penteado(1999)

Licenciatura Plena em Educação Artística pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1977).

Professor de História da Arte e do Design do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Referências

COSTA, Janete F. Viva o Povo Brasileiro. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 1992.

ACHE, César. Ex-Votos. RJ: Companhia Vale do Rio Doce, Espaço Cultural: 1991.

BEUQUE, Jacques Van de. Arte Popular Brasileira. In: AGUILAR, Nelson (Org.) Mostra do redescobrimento: Arte Popular. São Paulo: Fundação bienal de São Paulo, 2000.

PONTUAL, Roberto. Dicionário das Artes Plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.

PONTUAL, Roberto. Arte/Brasil/Hoje 50 anos depois. SP, Collectio, 1973.

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Publicado

10-12-2023

Como Citar

Silva, N. R. da. (2023). HIBRIDISMO: UM ESTUDO DE CASO – ANTONIO MAIA. Revista Belas Artes, 9(2). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/234