A DINÂMICA DO ACESSO AO PROUNI: UM EXEMPLO DE INCLUSÃO SOCIAL
Palavras-chave:
PROUNI, FIES, Inclusão social, ensino privado, satisfação e democratizaçãoResumo
O presente artigo aborda a dinâmica do Programa Universidade Para Todos (PROUNI), como sistema de inclusão ao ensino superior privado, no período de janeiro/2005 até junho/2012. A relação do Sistema de Financiamento Estudantil (FIES) com o ProUni como um meio de inclusão social e desenvolvimento profissional. Foram analisadas as condições de acesso, utilização do benefício, satisfação, conhecimento de direitos e deveres. Neste contexto, compreende-se a trajetória do estudante em busca da formação superior, a democratização das instituições privadas, a expansão de bolsas concedidas anualmente no Brasil, considerando a região sudeste como fonte de observação. Para o desenvolvimento da pesquisa qualitativa a concentração foi no Estado de São Paulo com alunos graduandos por meio do PROUNI.
Referências
COMENIUS, Iohannis Amos. Didactica Magna. Disponível em: < http://www.culturabrasil.org/didaticamagna/didaticamagna-comenius.htm>. Acesso em: 07.novembro de 2011.
EDUCAÇÃO. PROUNI. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=205&Itemid =298. Acesso em: 10 abril de 2012.
FIES Financiamento Estudantil. Relatório de Gestão Exercício 2000 Caixa Econômica Federal. Disponível em: . Acesso em 03 abril 2012.
FRAUCHES, Celso da Costa. LDB anotada e comentada e reflexões sobre a educação superior. 2. Ed., atual. – Brasília: ILAPE, 2007.
Lei no 11.096, de 13 de Janeiro de 2005. Mensagem de veto Regulamento Conversão da MPv no 213, de 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/Lei/L11096.htm. Acesso em 04.abr.12. Acesso em: 10 abril 2012.
PDE. PROUNI Programa Universidade Para Todos. Representação Gráfica. Disponível em: . Acesso em 04 abril 2012.
PORTARIA NORMATIVA NO- 2, DE 10 DE JANEIRO DE 2007. Educação Superior na Modalidade de Ensino a Distância. Disponível em: . Acesso em: 20 julho 2012.
VYGOTSKI, Lev Semenovich; COLE, Michael; JOHN-STEINER, Vera (Org.). A formação social da mente: desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, O. Tradução de José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 191 p., 28,2 cm. ISBN 978-85-336-2264-7.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Reijane Pereira de Moraes admin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0