A DINÂMICA DO ACESSO AO PROUNI: UM EXEMPLO DE INCLUSÃO SOCIAL

Autores

Palavras-chave:

PROUNI, FIES, Inclusão social, ensino privado, satisfação e democratização

Resumo

O presente artigo aborda a dinâmica do Programa Universidade Para Todos (PROUNI), como sistema de inclusão ao ensino superior privado, no período de janeiro/2005 até junho/2012. A relação do Sistema de Financiamento Estudantil (FIES) com o ProUni como um meio de inclusão social e desenvolvimento profissional. Foram analisadas as condições de acesso, utilização do benefício, satisfação, conhecimento de direitos e deveres. Neste contexto, compreende-se a trajetória do estudante em busca da formação superior, a democratização das instituições privadas, a expansão de bolsas concedidas anualmente no Brasil, considerando a região sudeste como fonte de observação. Para o desenvolvimento da pesquisa qualitativa a concentração foi no Estado de São Paulo com alunos graduandos por meio do PROUNI.

Biografia do Autor

Reijane Pereira de Moraes admin, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Pós graduada em Magistério Para Ensino Superior

Bacharela em Comunicação Social pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Referências

COMENIUS, Iohannis Amos. Didactica Magna. Disponível em: < http://www.culturabrasil.org/didaticamagna/didaticamagna-comenius.htm>. Acesso em: 07.novembro de 2011.

EDUCAÇÃO. PROUNI. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=205&Itemid =298. Acesso em: 10 abril de 2012.

FIES Financiamento Estudantil. Relatório de Gestão Exercício 2000 Caixa Econômica Federal. Disponível em: . Acesso em 03 abril 2012.

FRAUCHES, Celso da Costa. LDB anotada e comentada e reflexões sobre a educação superior. 2. Ed., atual. – Brasília: ILAPE, 2007.

Lei no 11.096, de 13 de Janeiro de 2005. Mensagem de veto Regulamento Conversão da MPv no 213, de 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/Lei/L11096.htm. Acesso em 04.abr.12. Acesso em: 10 abril 2012.

PDE. PROUNI Programa Universidade Para Todos. Representação Gráfica. Disponível em: . Acesso em 04 abril 2012.

PORTARIA NORMATIVA NO- 2, DE 10 DE JANEIRO DE 2007. Educação Superior na Modalidade de Ensino a Distância. Disponível em: . Acesso em: 20 julho 2012.

VYGOTSKI, Lev Semenovich; COLE, Michael; JOHN-STEINER, Vera (Org.). A formação social da mente: desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, O. Tradução de José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 191 p., 28,2 cm. ISBN 978-85-336-2264-7.

Downloads

Publicado

10-12-2023

Como Citar

admin, R. P. de M. (2023). A DINÂMICA DO ACESSO AO PROUNI: UM EXEMPLO DE INCLUSÃO SOCIAL. Revista Belas Artes, 9(2). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/230