MARCA COMO GESTÃO ESTRATÉGICA: MARCA COMO ELEMENTO MERCADOLÓGICO ESTRATÉGICO

Autores

  • Sandra Penkal Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Marca, Marketing, Valor, Globalização, Consumidor

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre as marcas como elemento mercadológico estratégico e gerador de diferencial competitivo. Em um cenário globalizado e “comoditizado”, as marcas se ampliam de forma complexa nos seus ambientes de negócios; por meio de um curto ciclo de vida dos produtos e serviços, com uma intensa comunicação digital; com um amplo relacionamento por rede, e etc. Neste sentido, torna-se necessário um vasto investimento para gerar diferenciação e criar um posicionamento efetivo da marca. Utilizando-se elementos simbólicos as marcas agregam e ampliam o seu valor, onde símbolos fortes confiram maior unidade e estrutura a uma identidade corporativa, dos produtos e serviços, os tornando mais fáceis e rápidos de serem reconhecidos e singularizados. Cada vez mais, fala-se em competição global e cadeia de valor, neste momento o marketing se admite como um dos principais instrumentos aplicado ao negócio e uma das armas mais efetivas na captação de novos consumidores. Com a utilização adequada das ferramentas de marketing as marcas podem ser posicionadas e os consumidores conseguem distinguir produtos e serviços atribuindo sua legítima importância e distinção no mercado.

Biografia do Autor

Sandra Penkal, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestre em em Educação Arte e História da Cultura (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Especialista em Marketing (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Professora dos Cursos de Design de Moda, Gráfico, Produtos, Comunicação e Relações Publicas no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

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Publicado

07-12-2023

Como Citar

Penkal, S. (2023). MARCA COMO GESTÃO ESTRATÉGICA: MARCA COMO ELEMENTO MERCADOLÓGICO ESTRATÉGICO. Revista Belas Artes, 7(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/220