MARCA COMO GESTÃO ESTRATÉGICA: MARCA COMO ELEMENTO MERCADOLÓGICO ESTRATÉGICO
Palavras-chave:
Marca, Marketing, Valor, Globalização, ConsumidorResumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre as marcas como elemento mercadológico estratégico e gerador de diferencial competitivo. Em um cenário globalizado e “comoditizado”, as marcas se ampliam de forma complexa nos seus ambientes de negócios; por meio de um curto ciclo de vida dos produtos e serviços, com uma intensa comunicação digital; com um amplo relacionamento por rede, e etc. Neste sentido, torna-se necessário um vasto investimento para gerar diferenciação e criar um posicionamento efetivo da marca. Utilizando-se elementos simbólicos as marcas agregam e ampliam o seu valor, onde símbolos fortes confiram maior unidade e estrutura a uma identidade corporativa, dos produtos e serviços, os tornando mais fáceis e rápidos de serem reconhecidos e singularizados. Cada vez mais, fala-se em competição global e cadeia de valor, neste momento o marketing se admite como um dos principais instrumentos aplicado ao negócio e uma das armas mais efetivas na captação de novos consumidores. Com a utilização adequada das ferramentas de marketing as marcas podem ser posicionadas e os consumidores conseguem distinguir produtos e serviços atribuindo sua legítima importância e distinção no mercado.
Referências
BATEY, Mark. O significado da marca: como as marcas ganham vida na mente dos consumidores / tradução: Gabriel Zide Neto. – Rio de Janeiro: Best Business, 2010.
BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (2002)
BAUMAN, Zygmunt “Modernidade Líquida”. São Paulo. Jorge Zahar, 2001
CHALHUB, S. A Metalinguagem. São Paulo: Ática. (2002)
FEATHERSTONE, Mike Cultura de consumo e Pós-Modernismo – Studio
GOBÉ, Marc. A Emoção das Marcas. São Paulo: Editora Futura, 2002
HANSEN, Mark B. N. Bodies in code. New York, USA: Routledge, 2006.
JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. Tradução: Maria Luísa X. de A. Borges; revisão técnica: Paulo Vaz.
KELLER, Kevin Lane & MACHADO, Marcos. Gestão Estratégica de Marcas. São Paulo: Editora Pearson Education do Brasil, 2005.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 12a Ed. São Paulo: Editora Pearson, 2008
LEMOS, André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007
McCRACKEN, Grant. Trad. Fernanda Eugênio. Cultura e Consumo. Mauad Editora. Rio de Janeiro, 2003.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. 20. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2005. Tradução: Décio Pignatari
MERLEAU-Morgan, Gareth. Trad. Geni G. Goldschmidt. Imagens da Organização. 2a edição. Editora Atlas. São Paulo, 2002.
Morgado, Maurício Gerbaudo; Gonçalves, Marcelo Neves. Varejo – Administração de Empresas Comerciais. 2a edição. Editora Senac. São Paulo, 1999.
NETO, Manoel Marcondes Machado. Marketing Cultural: Das Práticas À Teoria, Ciência Moderna Editora 2005.
NÖTH, W. Panorama da Semiótica: De Platão a Peirce. São Paulo, Annablume. (1995).
PEREZ, Clotilde. Signos da Marca - Expressividade e Sensorialidade . SP – Thomson (2004).
PEREZ, Clotilde; BAIRON, Sérgio. Comunicação e Marketing. Teorias da comunicação e novas mídias um estudo prático. São Paulo: Futura: 2002.
PINHEIRO, Duda; GULLO J. Comunicação integrada de marketing, 3a Ed. São Paulo Editora: Atlas 2009.
PINHEIRO, Duda. Promoção de Vendas em Marketing de Bens e Serviços-São Paulo. 3aed. Editora:RG, 2009
PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
SANTAELLA, L. O que é Semiótica. São Paulo, Brasiliense. (1983) SANTAELLA, L. (1998) A Percepção – Uma teoria Semiótica. 2. ed. São Paulo: Experimento.
SANTAELLA, L. (2004) Semiótica Aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning. _
SANTAELLA, L. (2007).Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus
TORELLA, Jonh - Branding no Varejo: Estratégia e Gestão - Editora Edições Inteligentes - 2004
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sandra Penkal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0