FOTOGRAFIA E MEMÓRIA: CONTRA A AÇÃO DO TEMPO, A FOTO FORTALECE A TRADIÇÃO DAS TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO
Palavras-chave:
Fotografia, Memória, Tempo, Walter BenjaminResumo
O surgimento da fotografia ampliou as possibilidades do homem capturar o tempo e ampliar a sensação de controlá-lo, congelando o instante para a eternidade. Os primeiros fotógrafos da modernidade tinham uma relação especial com a cidade moderna e seus registros já anunciavam a forma descontínua e fragmentada da vida moderna. O texto investiga a contribuição da fotografia como ferramenta de significação do tempo e dos espaços modernos e mostra como Henri Bergson, S. Freud e Walter Benjamin utilizaram-se da fotografia como uma metáfora da memória.
Referências
Barthes, Roland. A câmara clara. Notas sobre a fotografia. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984.
Bazin, André. “Ontologia da imagem fotográfica”. In: A experiência do Cinema. Ismail Xavier (org). Rio de Janeiro: Edições Graal, 1991.
Benjamin, Walter. Obras escolhidas. vol. I, São Paulo, Brasiliense, 1985
Bergson, Henri. Matéria e memória. Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo, Martins Fontes, 1990.
Cartier-Bresson, Henri. “O momento decisivo”. In: Fotografia e Jornalismo. Bacellar, Mário Clark (org.). São Paulo, Escola de Comunicações e Artes (USP), 1971, pp.19-26.
Dubois, Phillippe. O ato Fotográfico. Trad. Marina Appenzeller. Campinas, Papirus, 1994.
Freund, Gisèle. Photografie et société. Paris, Editions du Seuil, 1974.
Gombrich, Ernerst H. A História da Arte. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan S.A, 1993.
Keim, Jean. La photographie et l‟homme. Paris, Casterman, 1971.
Le Goff, Jacques. História e Memória. Trad. Bernardo Leitão. Campinas, Editora Unicamp, 1994.
Machado, Arlindo. Ilusão especular. São Paulo. Ed. Brasiliense, 1984.
Morin, Edgar. O Cinema ou o Homem Imaginário- Ensaio de Antropologia. Lisboa, Moraes Editores, 1980.
Moreira, Mirian. Retratos de Famíia, leitura da fotografia histórica. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1993.
Sontag, Susan. Ensaios sobre a fotografia. Trad. Joaquim Paiva. Rio de Janeiro, Arbor, 1981
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natalício Batista Jr
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0