DOCÊNCIA E REDES SOCIAIS: O AMBIENTE VIRTUAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores

Palavras-chave:

Rede social, Educação, Interatividade, Aprendizagem

Resumo

As reflexões deste artigo abordam o surgimento das redes sociais digitais e suas influências sociais, culturais e educacionais. Abrange seu impacto no ensino, considerando as possibilidades pedagógicas, a capacidade em promover a participação e colaboração no aprendizado, bem como da habilidade docente para utilização deste recurso. O estudo concentrou-se em analisar referências que abordam o contexto das redes no país e na educação, e como os docentes interagem neste espaço de aprendizagem colaborativa. O levantamento verificou a necessidade de integrar as ferramentas tecnológicas à educação e que é de fundamental importância à mediação e capacitação docente junto às novas tecnologias.

Biografia do Autor

Adriana de Oliveira Batista, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Graduada em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Leila Rabello de Oliveira, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutora em Ciências Sociais (PUC-SP)

Professora celetista do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Referências

AZENHA, Luciana. Redes sociais online e comunidades colaborativas: de qual delas você faz parte? Disponível em - Acesso em 26 de novembro de 2011.

BOLETINES PANDALABS. Redes Sociales em elpunto de mira, 2008. Disponível em Acesso em 06 ago. 2009.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Tradução de RoneideVenancioMajer. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1. 698 p., (A era da informação: economia, sociedade e cultura).

CASTILHO, Ricardo. Ensino a distância EAD: interatividade e método. São Paulo: Atlas, 2011. 139 p.

CIMINO, Valdir. Papel do educador na era da interdependência, O: como incrementar as relaçõesentre educadores e alunos por meio de uma comunicação ética e solidária. São Paulo: Clio, 2007. 159 p.

CONEXAO PROFESSOR. Disponível em http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/temas- especiais-26a. Acesso entre os dias 10 e 30 de janeiro de 2011.

DI FELICE, Massino (Org.). Do público para as redes: a comunicação digital e as novas formas departicipação social. São Caetano do Sul: Difusão, 2008. V. 1. 336 p., il., 21 cm. (Era digital; v. 1).

JAHN, Felipe. In: artigo publicado na Revista Ensino Superior, edição n.165, jun. 2012, sob o título Sem Medo do Futuro.

JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. 190 p.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 7. Ed. Campinas: Papirus, 2003. 160 p.

INSTITUTO CLARO. Disponível em https://www.institutoclaro.org.br/em-pauta/levar-as-tics-para- a-sala-de-aula-desafios-para-os-professores/. Acesso em 11 mar. 2011.

INSTITUTO CLARO. Disponível em https://www.institutoclaro.org.br/em-pauta/uso-das-redes-sociais-na- educacao-avanca-mas-ainda-apresenta-grandes-desafios. Acesso em 20 abr. 2011.

INSTITUTO CLARO. Disponível em https://www.institutoclaro.org.br/em-pauta/uso-das-redes-sociais-na- educacao-avanca-mas-ainda-apresenta-grandes-desafios Acesso em 20 abr. 2011.

INSTITUTO CLARO. Disponível em https://www.institutoclaro.org.br/em-pauta/uso-das-redes-sociais-na- educacao-avanca-mas-ainda-apresenta-grandes-desafios. Acesso em 20 abr. 2011.

LEVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: EDITORA 34, 1999. 264 p.

LESZCZYNSKI, Luciene. In: Artigo publicado na Revista Ensino Superior, edição n.156, set. 2011, sob o título Muito mais para o bem.

LÉVY, Pierre. Tecnologias da inteligência, As: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: 34, 1993.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda Ap. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000. 176 p.

PRADA, Dave Lima. Processo Educativo e Cultura Digital. Revista Jurídica Consulex, Brasília, DF. No 344 – 15 de maio de 2011, p. 33-35

SILVA, Siony da. Redes Sociais Digitais e Educação. Revista Iluminart, Campinas, n. 05, Ago. de 2010.

SPYER, Juliano. Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. 254 p.

TELLES, André. A revolução das mídias sociais: Estratégias de marketing digital para você e suaempresa terem sucesso nas mídias sociais: cases, conceitos, dicas e ferramentas. São Paulo: M.Books, 2010. 200 p.

TCEXP. Disponível em http://www.tcexp.com.br. Acesso em 10 jan. 2011.

Downloads

Publicado

07-12-2023

Como Citar

Batista, A. de O., & Oliveira, L. R. de. (2023). DOCÊNCIA E REDES SOCIAIS: O AMBIENTE VIRTUAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Revista Belas Artes, 7(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/218