DOCÊNCIA E REDES SOCIAIS: O AMBIENTE VIRTUAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Rede social, Educação, Interatividade, AprendizagemResumo
As reflexões deste artigo abordam o surgimento das redes sociais digitais e suas influências sociais, culturais e educacionais. Abrange seu impacto no ensino, considerando as possibilidades pedagógicas, a capacidade em promover a participação e colaboração no aprendizado, bem como da habilidade docente para utilização deste recurso. O estudo concentrou-se em analisar referências que abordam o contexto das redes no país e na educação, e como os docentes interagem neste espaço de aprendizagem colaborativa. O levantamento verificou a necessidade de integrar as ferramentas tecnológicas à educação e que é de fundamental importância à mediação e capacitação docente junto às novas tecnologias.
Referências
AZENHA, Luciana. Redes sociais online e comunidades colaborativas: de qual delas você faz parte? Disponível em - Acesso em 26 de novembro de 2011.
BOLETINES PANDALABS. Redes Sociales em elpunto de mira, 2008. Disponível em Acesso em 06 ago. 2009.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Tradução de RoneideVenancioMajer. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1. 698 p., (A era da informação: economia, sociedade e cultura).
CASTILHO, Ricardo. Ensino a distância EAD: interatividade e método. São Paulo: Atlas, 2011. 139 p.
CIMINO, Valdir. Papel do educador na era da interdependência, O: como incrementar as relaçõesentre educadores e alunos por meio de uma comunicação ética e solidária. São Paulo: Clio, 2007. 159 p.
CONEXAO PROFESSOR. Disponível em http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/temas- especiais-26a. Acesso entre os dias 10 e 30 de janeiro de 2011.
DI FELICE, Massino (Org.). Do público para as redes: a comunicação digital e as novas formas departicipação social. São Caetano do Sul: Difusão, 2008. V. 1. 336 p., il., 21 cm. (Era digital; v. 1).
JAHN, Felipe. In: artigo publicado na Revista Ensino Superior, edição n.165, jun. 2012, sob o título Sem Medo do Futuro.
JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. 190 p.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 7. Ed. Campinas: Papirus, 2003. 160 p.
INSTITUTO CLARO. Disponível em https://www.institutoclaro.org.br/em-pauta/levar-as-tics-para- a-sala-de-aula-desafios-para-os-professores/. Acesso em 11 mar. 2011.
INSTITUTO CLARO. Disponível em https://www.institutoclaro.org.br/em-pauta/uso-das-redes-sociais-na- educacao-avanca-mas-ainda-apresenta-grandes-desafios. Acesso em 20 abr. 2011.
INSTITUTO CLARO. Disponível em https://www.institutoclaro.org.br/em-pauta/uso-das-redes-sociais-na- educacao-avanca-mas-ainda-apresenta-grandes-desafios Acesso em 20 abr. 2011.
INSTITUTO CLARO. Disponível em https://www.institutoclaro.org.br/em-pauta/uso-das-redes-sociais-na- educacao-avanca-mas-ainda-apresenta-grandes-desafios. Acesso em 20 abr. 2011.
LEVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: EDITORA 34, 1999. 264 p.
LESZCZYNSKI, Luciene. In: Artigo publicado na Revista Ensino Superior, edição n.156, set. 2011, sob o título Muito mais para o bem.
LÉVY, Pierre. Tecnologias da inteligência, As: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: 34, 1993.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda Ap. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000. 176 p.
PRADA, Dave Lima. Processo Educativo e Cultura Digital. Revista Jurídica Consulex, Brasília, DF. No 344 – 15 de maio de 2011, p. 33-35
SILVA, Siony da. Redes Sociais Digitais e Educação. Revista Iluminart, Campinas, n. 05, Ago. de 2010.
SPYER, Juliano. Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. 254 p.
TELLES, André. A revolução das mídias sociais: Estratégias de marketing digital para você e suaempresa terem sucesso nas mídias sociais: cases, conceitos, dicas e ferramentas. São Paulo: M.Books, 2010. 200 p.
TCEXP. Disponível em http://www.tcexp.com.br. Acesso em 10 jan. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adriana de Oliveira Batista; Leila Rabello de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0