DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS POR MEIO DA SWOTCOM

Autores

  • Marcélia Lupetti Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Planejamento, Comunicação, Objetivos, Estratégias, SWOT

Resumo

O presente artigo tem como objetivo o aperfeiçoamento dos procedimentos para a elaboração de um planejamento de comunicação organizacional, principalmente ao que tange a definição de objetivos e estratégias. Com base no referencial teórico e nos modelos de análises do marketing criou-se um modelo tipológico, que pode ser testado em uma organização. As contribuições oriundas da investigação permitiram a elaboração de um modelo estrutural piloto do planejamento da comunicação organizacional.
A metodologia adotada compreendeu as características do Estudo de Caso. Quatro etapas foram concebidas: A primeira consistiu no levantamento do referencial teórico; a segunda contemplou a criação de um modelo tipológico. A terceira compreendeu a pesquisa de campo em organizações e a quarta e última etapa consistiu na criação de um modelo estrutural piloto capaz de atender os objetivos propostos e que ora é apresentado aqui.
Os resultados demonstraram ainda no modelo tipológico, a exequibilidade do nosso experimento. Com ele foi possível demonstrar que objetivos e estratégias comunicacionais podem ser definidos com base em análises qualitativas e quantitativas, a exemplo dos modelos de análise de marketing.

Biografia do Autor

Marcélia Lupetti, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências da Comunicação – ECA/USP/2010

Mestre em Educação pela Unip

Professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

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Publicado

07-12-2023

Como Citar

Lupetti, M. (2023). DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS POR MEIO DA SWOTCOM. Revista Belas Artes, 7(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/217