A TIC – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Tecnologia de Comunicação e Informação (TIC), Educação, Ensino aprendizagem, ConhecimentoResumo
O estudo aborda o impacto das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino aprendizagem. O objetivo foi verificar o impacto do uso das tecnologias no processo de trabalho docente, caracterizado pela nova forma de ensinar, assumida pela utilização das TICs. Assim, buscou-se identificar o modo pelo qual os docentes incorporam essa tecnologia em sua prática pedagógica, procurando verificar como estes se mobilizam para se apropriarem dessa ferramenta disponível na escola. Diante da valorização das TICs, verifica-se que ela não substitui o educador, mas é um meio de transmitir as informações que são transformadas em conhecimento, e ao educador cabe a adaptação, a concepção de ambientes de aprendizagem motivadores, criando estratégias, modelos e práticas para o ensino aprendizagem. Para concluir o trabalho, foi elaborado um questionário e aplicado aos educadores, com intuito de verificar o uso e expectativas das TICs.
Referências
ARAUJO, José Paulo. Novas tecnologias na educação especial: algumas considerações técnicas e pedagógicas. Conect@. n. 4, fev. 2002. Disponível em: . Acesso em: 1 set. 2011.
BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. Formação de educadores desafios e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 2003.
BRASIL. Presidência da República. Decreto no 2.494, de 10 de Fevereiro de 1998. Regulamenta o Art. 80 da LDB (Lei n.o 9.394/96). Disponível em: < http://edutec.net/Leis/Educacionais/edd2494.htm>. Acesso em: 29 ago. 2011.
COSTA, Maria Joaquina. Vantagens e desvantagens da internet nos processos de aprendizagem. Disponível em: Acesso em: 29 ago. 2011.
DIMENSTEIN, Gilberto. Computadores e educação. Folha de S. Paulo. São Paulo, 13 de Dezembro de 2009. Disponível em: . Acesso em: 8 out. 2011.
GAIGHER, Jobert. O uso da tecnologia na educação. Jornal da tarde. Segunda 15 ago. 2011.
GRAÇA, Ana. Importância das TIC na sociedade atual. 23 fev. 2007. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2011.
LIMA, Lauro de Oliveira. Mutações em educação segundo McLuhan. 2. ed. Petrópolis/ RJ: Vozes, 1972
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2009.
NIELSEN NETRATINGS. Definição do padrão de pesquisa na Internet [Online]. out. 2000. Disponível em,http://www.nielsen-netratings.com>. Acesso em: 30 ago. 2011.
PANISSET, Ulysses de Oliveira. Parecer CNE/CP 9/2001. Brasilia: Conselho Nacional de Educação, 2001.
PELLANDA, Nize Maria Campos, PELANDRA, Eduardo Campos, MARASCHIN, Cleci. Ciberespaço: um hipertexto com Pierre Lévy. Porto Alegre/ RS: Artes e Oficios, 2000.
RODINEY, Marcelo. As TICs no contexto da EAD: limites e possibilidades. Disponível em: Acesso em: 30 ago. 2011.
SELWYN. Neil, O uso das TIC na educação e a promoção de inclusão social: uma perspectiva crítica do Reino Unido. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 29, n. 104. Especial, p. 815-50, out. 2008. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2011.
TEDESCO, Juan Carlos. Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Cortez, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elisabeth Cristina Ecker Amaral, Jairo Moris Ludmer, Jorge Ruis, Paulo Urbano Avila
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0