A TIC – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Elisabeth Cristina Ecker Amaral Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Jairo Moris Ludmer Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Jorge Ruis Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Paulo Urbano Avila Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Tecnologia de Comunicação e Informação (TIC), Educação, Ensino aprendizagem, Conhecimento

Resumo

O estudo aborda o impacto das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino aprendizagem. O objetivo foi verificar o impacto do uso das tecnologias no processo de trabalho docente, caracterizado pela nova forma de ensinar, assumida pela utilização das TICs. Assim, buscou-se identificar o modo pelo qual os docentes incorporam essa tecnologia em sua prática pedagógica, procurando verificar como estes se mobilizam para se apropriarem dessa ferramenta disponível na escola. Diante da valorização das TICs, verifica-se que ela não substitui o educador, mas é um meio de transmitir as informações que são transformadas em conhecimento, e ao educador cabe a adaptação, a concepção de ambientes de aprendizagem motivadores, criando estratégias, modelos e práticas para o ensino aprendizagem. Para concluir o trabalho, foi elaborado um questionário e aplicado aos educadores, com intuito de verificar o uso e expectativas das TICs.

Biografia do Autor

Elisabeth Cristina Ecker Amaral, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Arquiteta, mestre pela FAU/USP, 2005.

Professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes e no Curso de Design de Moda da UNIP.

Coordenadora dos cursos de pós-graduação em “Cenografia e Figurinos” e “Comunicação e Cultura de Moda” no Centro Universitário Belas Artes.

Jairo Moris Ludmer, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Graduado em Arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1965)

Especialista pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Jorge Ruis, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Pós-Graduação em Magistérios para o Ensino Superior do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Graduação em Administração de Empresas pela FMU e graduando em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

 

Paulo Urbano Avila, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutorando em Processos de Aprendizagem Humana (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2012)

Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Grupo Anhanguera de Educação e Faculdades SENAI.

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Publicado

07-12-2023

Como Citar

Amaral, E. C. E., Ludmer, J. M., Ruis, J., & Avila, P. U. (2023). A TIC – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO. Revista Belas Artes, 7(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/216