EXCELÊNCIA NO DESIGN: UMA NECESSIDADE DE FORMAÇÃO E DE COMPETITIVIDADE NO MERCADO

Autores

Palavras-chave:

Design, Competitividade, Excelência

Resumo

A globalização dos mercados, a necessidade de ganhar competitividade nas empresas fez com que aumentasse a procura pelo diferencial vindo do design, ao mesmo tempo esta competitividade veio para os designers, onde se percebe que cada vez mais existe uma pressão para atender aos desafios deste mercado sem fronteiras, não simplesmente com qualidade e criatividade, mas com excelência e visão estratégica, até para poder concorrer com escritórios de design estrangeiros que acabam concorrendo com os nacionais, urge então, desenvolver estes parâmetros de excelência na formação dos designers e na atuação dos próprios profissionais para se inserir, cada vês mais, com competência num mundo global.

Biografia do Autor

Luis Emiliano Costa Avendaño, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Graduado em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso - Chile

Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Professor de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes

Consultor de design

Referências

ANASTASIOU, Léa Das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Org.). Processos de Ensinagem na Universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 8. ed. Joinville, Sc: Univille, 2009. 156 p.

MORAES, Dijon de. Análise do Design Brasileiro: entre mimese e mestiçagem. São Paulo, Sp: Edgard Blucher, 2006. 292 p.

MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 15a Campinas, Sp: Papirus, 2009. 176 p.

Downloads

Publicado

07-12-2023

Como Citar

Costa Avendaño L. E. (2023). EXCELÊNCIA NO DESIGN: UMA NECESSIDADE DE FORMAÇÃO E DE COMPETITIVIDADE NO MERCADO. Revista Belas Artes, 6(2). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/210