UMA VISÃO POÉTICA DO DESIGN
Palavras-chave:
Observação, Criatividade, Design, InovaçãoResumo
É necessário ao designer ir muito além do comum; a inovação, o diagnóstico e a solução de problemas são características inerentes ao profissional de dessa área que as lapida através da observação, tendo o mundo a sua volta como um desafiador instrumento de trabalho e uma fantástica infinidade de ferramentas para criação. O objetivo deste texto é analisar a observação, nascida na assepsia ideologia, como ato de ferramenta artística quanto metodologia projetual de trabalho para a produção de novas verdades, integrando a problematização da integração da forma ao seu contexto. Assim como o incentivo à prática da observação aos alunos.
Referências
MICHAELIS: dicionário prático da língua portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2001 ISBN: 85-06-03335-7
BURDEK, Bernhard E. História, Teoria e Prática do Design de Produtos: Trad. Freddy Van Camp. Edit. Edgard Blücher. São Paulo, 2006, pág 255.
SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica. Edit. Brasiliense. Coleção Primeiros passos. São Paulo - SP. 2007.
CHAVES, Norberto. El oficio de diseñar: propuestas a la conciencia crítica de los que comienzan. Edit. Gustavo Gili. Barcelona - Espanha. 2001.
MUNARI, Bruno. Das Coisas Nascem Coisa. Edit. Martins Fontes. São Paulo, 1998.
LOPARIC, Zeljko. Heidegger e a pergunta sobre a técnica. http://www.interleft.com.br/loparic/zeljko/pdfs/PerguntaTecnica.pdf, acessado em 05/08/08.
MALARD, Maria Lúcia, O método em arquitetura: conciliando HEIDEGGER e POPPER em http://www.arq.ufmg.br/eva/docs/art013.pdf, acessado em 12/08/08
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luis Emiliano Costa Avendaño
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0