LÓGICA, TECNOLOGIA E CRIATIVIDADE

Autores

Palavras-chave:

design, reprodução e resultados

Resumo

A dimensão mais clara sobre a presença e a participação do designer na sociedade inicia-se com as mudanças sociais, econômicas, culturais e com as transformações tecnológicas que intervêm em uma concepção de mundo com características e necessidades próprias, mas que pode variar segundo a cultura, a sociedade e a economia. Contexto que estabelece ao público a necessidade de planejar políticas e propostas sociais. Essencial, nos dias de hoje, como etapas da vida do indivíduo e um dos diversos processos que fazem parte da realidade social. Deste modo, ao estudar a criatividade, em seus processos de realização pelas técnicas utilizadas é que se entenderia uma lógica para a realidade contemporânea da sociedade por meio das ciências sociais aplicadas, em estudo o design. Pelas novas tecnologias, a experiência estimula projetos criativos. Com criatividade o design tem importância pela sua diversidade produtiva. Seja individual ou com as bases na sociedade, são realizações que podem ser consideradas inovadoras ou de resultados importantes para novos desenvolvimentos.

Biografia do Autor

Christiane Wagner, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestre em Ciências da Comunicação (Universidade de São Paulo)

Professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Ästhetische Theorie. Gesammelte Werke, vol. 7, Frankfurt: Suhrkamp, 1972.

Arnheim, Rudolf. Arte e Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora. (Trad. de Ivonne Terezinha de Faria). São Paulo: Pioneira, 1998.

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Intuição e intelecto na Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Barthes, Roland. Rhétorique de l'image. Communications, 1964.

BAUDRILLARD, Jean. Le système des objets. França: Gallimard, 1968. ADORNO, Theodor Wiesengrund. La société de consommation: sés mythes sés structures. France: Denoël, 1970.

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Simulacros e Simulação. Portugal: Relógio D’água, 1991.

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Para uma Crítica da Economia Política do Signo. Lisboa: Elfos, 1994.

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Illusion, désillusion esthétiques. France: Sens & Tonka, 1997.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1989.

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Ed. 34, 2002.

BONSIEPE, Gui. A tecnologia da tecnologia. São Paulo: Blücher, 1983. BONSIEPE, Gui. Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand, Brasil, 1989.

BÜRDEK, Bernhard. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Editora Blücher, 2006.

DEBORD, Guy. La société du spectacle. Paris: Éditions Gallimard, 1992.

Debray, Régis. Vie et mort de l'image. Paris: Gallimard, Folio/Essais, 1992. DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

DERRIDA, Jacques. L'écriture et la différence, France: Seuil,1967. _____ La vérité en peinture , France: Champs Flammarion, 1978. _____ Heidegger et la question. France: Flammarion, 1990.

Fiell, Charlotte & Peter. Design industrial A-Z. Köln: Taschen, 2001.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Casac Naify, 2007.

FORTY, Adrian. Objetos do desejo – design e sociedade desde 1750. São Paulo: Casac Naif, 2007.

FAURE. Elie. Histoire de l’art: l’art moderne I, II. France: Folio Essais, 1995.

GIEDION, Sigfried. Espaço, tempo e arquitetura. O desenvolvimento de uma tradição. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

HABERMAS, Jürgen. Technik und Wissenschaft als „Ideologie“. Frankfurt a.M: Suhrkamp, 1968.

HABERMAS, Jürgen. Kultur und Kritik. Verstreute Aufsätze. Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 1973.

HABERMAS, Jürgen. Kommunikatives Handeln und detranszendentalisierte Vernunft. Reclam Verlag, Stuttgart, 2001.

HAUFFE, Thomas. Design: ein schnellkurs. Köln: DuMond Buchverlag, 2008.

HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

HOLLIS, Richard. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

JOLY, Martine. Introduction à l'analyse de l'image. Paris: Nathan Université, coll. 128, 2004.

JOLY, Martine. L'image et son interprétation. Paris: Nathan Cinéma, 2002.

MANNHEIM, Karl. Ideologia e utopia. São Paulo: Zahar, 1972.

MARCUSE, Herbert. A dimensão estética. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

MATTELART, Armand. Histoire de l’utopie planétaire de la cité prophétique à la societé globale. Paris: La Découverte, 2000.

MEYER, Ursula. Der philosophische Blick auf die Technik. Aachen : Ein-Fach- Verlag, 2006.

NESBITT, Kate (org.). Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica (1965- 1995). São Paulo: Casac Naify, 2006.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2007.

SCHRÖDER, Nikolaus. SIEVERS, Christine. Les objets cultes du XXe siècle. (Trad. Didier Debord do alemão para o francês). France : éditions de La Mertinière, 2007.

SENNET, Richard. O Artífice. Rio de Janeiro: Record, 2008.

SENNET, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006.

Downloads

Publicado

07-12-2023

Como Citar

Wagner, C. (2023). LÓGICA, TECNOLOGIA E CRIATIVIDADE. Revista Belas Artes, 5(1). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/205