DESLOCAMENTOS COGNITIVOS – NOVOS SUPORTES PARA O PICTOGRAMA

Autores

  • Aníbal Folco Telles de Oliveira Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

pictograma, deslocamentos, cognição

Resumo

Os deslocamentos da comunicação estão em sintonia com a própria evolução do homem. A organização das cidades e de todos os serviços e produtos reformulados tendem a acompanhar as mudanças que ocorrem nas sociedades. Foi assim com a invenção da escrita, com a prensa de Gutenberg, com a Revolução Industrial e até hoje com a propagação digital. Hoje, o pictograma tem a capacidade camaleônica de se modificar ao gosto do usuário, ou seja, quem utiliza o programa para a navegação na internet pode escolher dentre algumas opções pré-definidas ou desenvolver sua própria versão da linguagem visual da interface e todos os desenhos de botões e caixas de textos do software.

Biografia do Autor

Aníbal Folco Telles de Oliveira, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Designer Gráfico graduado e pós-graduado pelo Centro Univ. Belas Artes de São Paulo

Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP 

Professor de Tipografia, Design de Identidade Visual, Orientação ao TCC/TGI e Projeto de Design Gráfico Universidade Anhembi Morumbi e do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde também atua como coordenador do curso de Design Gráfico e Produto. 

 

 

Referências

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Tradução de Roneide Venancio Majer com a colaboração de Klauss Brandini Gerhardt. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

FIREFOX [S.I.]: Mozilla Firefox, 2006. Disponível em: . Acesso em: 23 fev. 2007, 16h30.

HISTÓRIA da Internet no Brasil, a. [S.l.: s.n.]. Disponível em: . Acesso: em: 8 jul. 2006, 20h26.

JOHNSON, Steven. Cultura da Interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

JOHNSON, Steven. Emergência: a dinâmica da rede em formigas, cérebros, cidades e softwares. Tradução de Maria Carmelita Pádua Dias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

MANOVICH, Lev. The language of new media. 2.ed. Massachussets: The MIT Press, 2000.

PELLANDA, Eduardo Campos. Pensamento em rede. In: PELLANDA, Nize Maria e PELLANDA, Eduardo Campos (Org.). Ciberespaço: um hipertexto com Pierre Levy. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2003. p. 140-146.

Downloads

Publicado

07-12-2023

Como Citar

Oliveira, A. F. T. de. (2023). DESLOCAMENTOS COGNITIVOS – NOVOS SUPORTES PARA O PICTOGRAMA. Revista Belas Artes, 5(1). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/203