COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE: AS CONTRIBUIÇÕES DE DOUGLAS KELLNER

Autores

  • Sidney Ferreira Leite Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Comunicação, cultura, mídia, poder

Resumo

O artigo é o estudo da hipóteses desenvolvidas pelo filósofo norte-americano Douglas Kellner argumenta em seus artigos e livros que nunca se fez tão necessário, como nos dias de hoje, um estudo minucioso dos efeitos sociais dos meios de comunicação de massa sobre os indivíduos. Pois, a cultura da mídia tornou-se a dominante; substituiu as formas de cultura elevada, como foco da atenção e de impacto. Suas formas visuais e verbais estão suplantando, por exemplo, a cultura livresca e exigindo novos tipos de conhecimentos para decodificá-la. A cultura veiculada pela mídia transformou-se na força dominante de socialização: suas imagens e celebridades substituem a família, a escola e a Igreja como árbitros de gosto, valor e pensamento, produzindo novos modelos de identificação, estilo, moda e comportamento.

Biografia do Autor

Sidney Ferreira Leite, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutor em História Social (Universidade de São Paulo)

Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Referências

KELLNER, DOUGLAS – Baudrillard: A Critical Reader. Massachusetts, Blackwell Publishers, 1994.

KELLNER, DOUGLAS – Cultura da Mídia. Bauru: EDUSC, 2001.

KELLNER, DOUGLAS – Critical Theory, Marxism and Modernity. Baltymore: The Johns Hopkins University Press, 1992.

KELLNER, DOUGLAS – “Communications vs cultural studies: overcoming the drive”. In:www.gseis.ucla.edu/faculty/kellner.

KELLNER, DOUGLAS – “Critical Perspectives on television from de The Frankfurt school to postmodernism.” In: -www.gseis.ucla.edu/faculty/kellner.

KELLNER, DOUGLAS – “Cultural Studies, multiculturalism, and media culture”. In: In:www.gseis.ucla.edu/faculty/kellner.

KELLNER, DOUGLAS – “El 11 de septiembre:medios de comunicacion y fiebre de guerra”. In: Signo y Pensamiento. 40, vol.XXI, 2002, p.09-18.

KELLNER, DOUGLAS – “A cultura da mídia e o triunfo do espetáculo”, In: Líbero. SP, vol. 06, n.11, 2004.

KELLNER, DOUGLAS – “The Frankfurt Scool and British cultural studies: the missed articulation”. In: www.gseis.ucla.edu/faculty/kellner.

KELLNER, DOUGLAS – From 9/11 to Terror War. Maryland, Rowman & Littlefield

Publishers, 2003.

KELLNER, DOUGLAS – Television and the Crisis of Democracy. Colorado Westveiw Press, 1990.

KELLNER, DOUGLAS – “Marxismo e a supervia de informação”. Tradução Newton Ramos de Oliveira. In: www.pedagogia.pro.br/midia.html

KELLNER, DOUGLAS – “The media and social problems”. In:www.gseis.ucla.edu/faculty/kellner.

KELLNER, DOUGLAS –“Philosiphical adventures”. In: www.gseis.ucla.edu/faculty/kellner.

KELLNER, DOUGLAS; Ryan, Michael - Câmera Política: the politics and ideology of

contemporany Hollywood film. Indiana, Indiana University Press, 1990. –

HALL, STAURT- Da Diáspora: identidades e mediações culturais. (org.) Liv Sovik,

BH, Ed. UFMG, 2003.

HOHLFELDT, Antonio (org.) – Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e

tendências. Petrópolis, Ed. Vozes, 2003.

MARCUSE, Herbert- Eros e Civilização. RJ: LTC, 1999.

MARCUSE, Herbert- Tecnologia, Guerra e Fascismo. (org.) Douglas Kellner, SP: Ed. UNESP, 1999.

Downloads

Publicado

07-12-2023

Como Citar

Leite, S. F. (2023). COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE: AS CONTRIBUIÇÕES DE DOUGLAS KELLNER. Revista Belas Artes, 5(1). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/202