O DISCURSO DA CONTENÇÃO NA COMPOSIÇÃO DO AMBIENTE INTERIOR
Palavras-chave:
Cores, Moradia, Semiótica, Condições de vidaResumo
Este trabalho tem como temática específica à discussão sobre o uso da cor na composição dos ambientes interiores na contemporaneidade. Embasado por resultados de uma pesquisa de campo e de uma análise que busca estabelecer uma discussão mais ampla sobre as condições de vida do homem contemporâneo, dialogando com as ciências sociais e a semiótica da cultura. Este artigo se propõe a construir uma análise cultural, pressupondo que nossa relação seja mediada pelas práticas sociais, pela sistemática econômica e pelos valores culturais; traduzindo noções de bem-estar retomando uma outra relação com a moradia.
Referências
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço, São Paulo, Martins Fontes,
BAUDRILLARD, Jean. O Sistema dos Objetos, São Paulo, Perspectiva, 2000. BAUMAN, Zygmunt. Vida Líquida, R. J., Zahar, 2007
GIDDENS, Anthony. As Conseqüências da Modernidade, SP, UNESP, 1991 GUIMARÃES, Luciano. A Cor como Informação, São paulo, Annblume,2000.
OKAMOTO, Jun. Percepção Ambiental e Comportamento.São Paulo, Editora Mackenzie, 2002.
RYBCZYNSKI, Witold. Casa- pequena história de uma idéia, R.J, Record, 2000, 3a. Edição.
SCHMID, Aloísio Leoni. A Idéia de Conforto, Curitiba, Pacto Ambiental, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carla Reis Longhi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0