FERNANDO PIMENTA E O CINEMA BRASILEIRO NO CARTAZ
Palavras-chave:
Cartaz, Cinema brasileiro, Estética, Comunicação e design gráficoResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar ao universo acadêmico a obra do designer gráfico Fernando Pimenta, um nome relevante na produção cinematográfica brasileira, que ao longo de três décadas contribui sistematicamente para a história do cinema, pois se trata de um nome que figura entre os criadores de cartazes com uma produção significativa com mais de duzentos trabalhos, onde é possível avaliar a estética evolutiva do design gráfico, dirigido ao público que freqüenta as salas de projeção.
Referências
BARROS, Lílian Ried Miller. A cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2008. 336p.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5a edição. São Paulo:Edgard Blücher, 2006. 174p.
GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: Sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras, 2000. 125p.
GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores. São Paulo:Annablume, 2004. 147p.
HURLBURT, Allen. Layout: O design da página impressa. Tradução de Edmilson O. Conceição, Flávio M. Marins. 2. ed. São Paulo: Nobel, 1999.
KOSSOY, Boris. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001, 163p.
LEITE, Ricardo. Ziraldo em cartaz. 1. ed. Rio de Janeiro: SENAC, 2009. 176p.
MELO, Chico Homem de. Design gráfico brasileiro, O: anos 60. São Paulo: Cosac Naify, 2006. 302p.
MOLES, Abrahan. O Cartaz. Tradução de Miriam Garcia Mendes. 1a edição. São Paulo: Perspectiva, 2004. 253p.(Debates, 74)
PIMENTA, Fernando. O cinema brasileiro em cartaz. 1. ed. Rio de Janeiro: Pimenta Design, 2006.
RAMOS, Fernão. Enciclopédia do cinema brasileiro. São Paulo:SENAC, 2000.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo:Cortez, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Claudinei Benitez Luque Nakasone
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0