A UNIVERSIDADE E O PROFESSOR E O ENSINO SUPERIOR EM TRANSFORMAÇÃO NO BRASIL
Palavras-chave:
Educação, Ensino Superior, UniversidadeResumo
O presente trabalho destina-se ao estudo e reflexão das transformações recentes do ensino superior do Brasil e quais as implicações dessas transformações na universidade e nos professores frente ao desenvolvimento social do país em meio ao processo neoliberal da economia. Para tanto, as IES devem desenvolver e oferecer cursos específicos, formar profissionais especialistas que atendam as necessidades do mercado de trabalho. E neste contexto qual deve ser a contribuição do professor na construção do ensino superior, bem como o seu perfil, qualificações que podem interferir nos projetos pedagógicos dos cursos a fim de garantir a consecução do papel das universidades.
Referências
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 8a ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CASTRO, Cláudio de Moura. Ensino de massa: do artesanato à revolução industrial. In: STEINER, João E.; MALNIC, Gerhard (orgs.). Ensino Superior: conceito e dinâmica. São Paulo: Edusp, 2006.
FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria T. L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. 3a ed. São Paulo: Atlas, 2004.
PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no ensino superior. Volume I. São Paulo: Cortez, 2002.
SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4a ed. Porto alegre: Artmed, 1998.
SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3a ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 14a ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.
SANTOS, Milton. O espaço dividido. 2a ed. São Paulo: Edusp, 2004.
SGUISSARI, Valdemar. Educação superior no limiar do novo século: traços internacionais e marcas domésticas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 3, n.7, p. 121-144, set./dez. 2002.
THURLER, Mônica Gather. Inovar no interior da escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rogerio Tineu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0