A UNIVERSIDADE E O PROFESSOR E O ENSINO SUPERIOR EM TRANSFORMAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Rogerio Tineu Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Educação, Ensino Superior, Universidade

Resumo

O presente trabalho destina-se ao estudo e reflexão das transformações recentes do ensino superior do Brasil e quais as implicações dessas transformações na universidade e nos professores frente ao desenvolvimento social do país em meio ao processo neoliberal da economia. Para tanto, as IES devem desenvolver e oferecer cursos específicos, formar profissionais especialistas que atendam as necessidades do mercado de trabalho. E neste contexto qual deve ser a contribuição do professor na construção do ensino superior, bem como o seu perfil, qualificações que podem interferir nos projetos pedagógicos dos cursos a fim de garantir a consecução do papel das universidades.

Biografia do Autor

Rogerio Tineu, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Referências

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 8a ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CASTRO, Cláudio de Moura. Ensino de massa: do artesanato à revolução industrial. In: STEINER, João E.; MALNIC, Gerhard (orgs.). Ensino Superior: conceito e dinâmica. São Paulo: Edusp, 2006.

FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria T. L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. 3a ed. São Paulo: Atlas, 2004.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no ensino superior. Volume I. São Paulo: Cortez, 2002.

SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4a ed. Porto alegre: Artmed, 1998.

SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3a ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 14a ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

SANTOS, Milton. O espaço dividido. 2a ed. São Paulo: Edusp, 2004.

SGUISSARI, Valdemar. Educação superior no limiar do novo século: traços internacionais e marcas domésticas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 3, n.7, p. 121-144, set./dez. 2002.

THURLER, Mônica Gather. Inovar no interior da escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Downloads

Publicado

07-12-2023

Como Citar

Tineu, R. (2023). A UNIVERSIDADE E O PROFESSOR E O ENSINO SUPERIOR EM TRANSFORMAÇÃO NO BRASIL. Revista Belas Artes, 3(2). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/188