VAN GOGH, DIREITOS HUMANOS E O ESTADO BURGUÊS MODERNO

Autores

Palavras-chave:

Van Gogh, Direitos Humanos, Estado, Modernidade

Resumo

O presente artigo reflete sobre aspectos da vida e da obra deste singular artista do século 19, revisitando algumas de suas telas e cartas. A partir disso, o texto investiga a temática da modernidade dentro de uma de suas lógicas configuradoras, a saber, o ordenamento jurídico e político em processo de gestação que configurará o Estado burguês moderno e europeu. O objetivo do artigo é aproximar o campo das artes ao campo do direito tentando destacar alguns contornos possíveis do processo modernizador e suas tensões formadoras articulando-as a partir de fontes visuais, documentais e bibliográficas. O trabalho analisa o Estado moderno e suas interfaces com outros campos do conhecimento como o da vida cotidiana e o das artes plástica. A proposta é repensar os elementos estruturantes do projeto moderno, medindo as consequências da modernidade europeia na esfera do cotidiano. Finalmente, considera que os acontecimentos antecedentes ao suicídio do pintor foram estruturados, ou mesmo produzidos, pelas condições impostas pela modernidade.

Biografia do Autor

José Ronaldo Mathias, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutor em Comunicação (USP, 2006)

Coordenador do Curso de Comunicação Social - Publicidade Propaganda e Licenciatura em Artes

Referências

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Publicado

07-12-2023

Como Citar

Mathias, J. R. (2023). VAN GOGH, DIREITOS HUMANOS E O ESTADO BURGUÊS MODERNO. Revista Belas Artes, 4(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/185