PROCESSOS E PROCEDIMENTOS NA REALIZAÇÃO DA OBRA AUDIOVISUAL: O FIM É O COMEÇO DE TUDO
Palavras-chave:
Artes, Audiovisual, Comunicação, ConvergênciaResumo
O objetivo deste artigo é discutir os processos e procedimentos para a realização da obra audiovisual e sua convivência nos meios artísticos e de comunicação. Existem características próprias na obra audiovisual para diferentes meios? Quais suas especificidades? Para responder questões como essas, definiu-se conceitos básicos de Comunicação e Artes para identificar suas convergências e estabelecer o caminho que percorre o processo criativo de produção da obra audiovisual.
Referências
ALVAREZ, Denise e BARRACA, Renato. Introdução a Comunicação e Artes. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 1997.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado – Por uma filosofia do Design e da Comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
GOMBRICH, E.H. A História da Arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
HORCADES, Carlos M. A evolução da escrita: história ilustrada. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2004
PATRÍCIO, Patrícia. A construção do Olhar – As múltiplas formas de uma única questão: a criação da consciência visual. Continuum Itaú Cultural, São Paulo, n. 13, p.5-7, ago. 2008.
SANTAELLA, Lucia. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcio A. Rinaldi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0