FOTOGRAFIA – DO ESTÁTICO AO MOVIMENTO: Uma reflexão sobre as aproximações entre a linguagem fotográfica e a audiovisual
Palavras-chave:
Fotografia, Cinema, Vídeo, Convergência, Tecnologia, LinguagemResumo
O texto possui como objetivo principal refletir sobre a aproximação da linguagem fotográfica com a audiovisual, decorrente das recentes transformações da tecnologia fotográfica e cinematográfica. Enquanto mídias analógicas, a fotografia e o cinema foram referências conceituais mútuas. Com a tecnologia digital e a convergência das mídias , este processo se acentuou. O trabalho reflete sobre como estes limites tem sido ultrapassados e quais são os novos contornos desta relação.
Referências
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Editora Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 2000.
BELLOUR, Raymond. Entre Imagens – fotografia, cinema e vídeo. Papirus. Campinas, 1993.
CAMPANY, David. Photography and Cinema. Reaktion Books. Londres, 2008. DELEUZE, Gilles; GATTARI, Felix. Mil Platôs. Editora 34. São Paulo, 1996. FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Graal Editora. São Paulo, 2005. JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Aleph. São Paulo, 2008.
KRAUSS, Rosalind. A Voyage on the North Sea: Art in the Age of the Post-Medium condition. Nova Iorque. Thames&Hudson, 2000.
MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário. Edusp. São Paulo, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cristiano Franco Burmester
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0