FOTOGRAFIA – DO ESTÁTICO AO MOVIMENTO: Uma reflexão sobre as aproximações entre a linguagem fotográfica e a audiovisual

Autores

Palavras-chave:

Fotografia, Cinema, Vídeo, Convergência, Tecnologia, Linguagem

Resumo

O texto possui como objetivo principal refletir sobre a aproximação da linguagem fotográfica com a audiovisual, decorrente das recentes transformações da tecnologia fotográfica e cinematográfica. Enquanto mídias analógicas, a fotografia e o cinema foram referências conceituais mútuas. Com a tecnologia digital e a convergência das mídias , este processo se acentuou. O trabalho reflete sobre como estes limites tem sido ultrapassados e quais são os novos contornos desta relação.

Biografia do Autor

Cristiano Franco Burmester, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestre em Ciências da Comunicação (Universidade de São Paulo)

Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Referências

BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Editora Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 2000.

BELLOUR, Raymond. Entre Imagens – fotografia, cinema e vídeo. Papirus. Campinas, 1993.

CAMPANY, David. Photography and Cinema. Reaktion Books. Londres, 2008. DELEUZE, Gilles; GATTARI, Felix. Mil Platôs. Editora 34. São Paulo, 1996. FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Graal Editora. São Paulo, 2005. JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Aleph. São Paulo, 2008.

KRAUSS, Rosalind. A Voyage on the North Sea: Art in the Age of the Post-Medium condition. Nova Iorque. Thames&Hudson, 2000.

MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário. Edusp. São Paulo, 2001.

Downloads

Publicado

07-12-2023

Como Citar

Burmester, C. F. (2023). FOTOGRAFIA – DO ESTÁTICO AO MOVIMENTO: Uma reflexão sobre as aproximações entre a linguagem fotográfica e a audiovisual. Revista Belas Artes, 4(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/180