EXPERIMENTAÇÕS VISUAIS E SONORAS

Autores

  • Marcia Ortegosa Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Cinema, Vídeo, Experimental, Imagem, Som

Resumo

O presente artigo pretende levantar alguns questionamentos sobre como o processamento de linguagens no cinema e no vídeo traduz uma audiovisualidade complexa, numa comunhão de diferentes técnicas e linguagens. Neste sentido iremos nos deter em alguns aspectos sobre a articulação de códigos nas imagens e nos sons para tentar compreender como essa estética híbrida produz sentidos, pautada na transformação de determinados conceitos abstratos em linguagem organizada.

Biografia do Autor

Marcia Ortegosa, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestre em Ciências da Comunicação (USP)

Professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Referências

DOBSON, Terence. The Film Work of Norman McLaren. John Libbey Publishing, 2007. DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. Por uma filosofia do Design e da Comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na Arte: e na pintura em particular. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

MARTIN, Sylvia. Vídeo Art. Lisboa: Tachen, 2006.

MACHADO, Arlindo (org.). Made in Brasil. Três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.

MITRY, Jean. Historia del cine experimental. Valencia: Fernando Torres, 1974.

RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Downloads

Publicado

07-12-2023

Como Citar

Ortegosa, M. (2023). EXPERIMENTAÇÕS VISUAIS E SONORAS. Revista Belas Artes, 4(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/179