ARTICULAÇÕES DO CORPO E DO VESTIR
Palavras-chave:
Vestir, Corpo, ArticulaçõesResumo
O texto observa as articulações que o vestir alcança com a condição híbrida elaborada pelas transformações culturais, sociais que alteram o significado do corpo nos diferentes contextos e territórios de atuação. Para esta discussão selecionamos o trabalho dos artistas brasileiros Flávio de Carvalho e Hélio Oiticica e da artista alemã Rebecca Horn, que potencializam o sentido do corpo com o vestir na diluição de fronteiras entre a arte e o design de moda.
Referências
CRANE,Diana. A Moda e seu papel social: Classe, Gênero e identidade das roupas. São Paulo Senac: 2006.
DELEUZE,Gilles;GUATTARI,Félix. Mil Platôs - capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 3, 1996. v.3
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2003.
FAVARETO,Celso. A invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: Edusp, 1992.
JUNIOR, Benjamin Abdala.(org.) Margens da cultura: mestiçagem, hibridismo & outras misturas. São Paulo: Boitempo, 2004.
LIPOVETSKY, Gilles. Império do efêmero,O: A Moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
SALOMÃO, Waly. Hélio Oiticica: Qual é o parangolé. Rio de Janeiro: Reume – Dumará, 1996. WARMIER, Jean –Pierre. Mundialização da cultura, A. São Paulo: EDUSC, 2003.
WILSON,Elizabeth. Enfeitada de sonhos. Lisboa: Edições 70. 1985.
http://www.niteroiartes.com.br/cursos/la_e_ca/artigosflavio.html. Acesso em 11/09/2010
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Agda Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0