A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA GESTÃO DO DESIGN

Autores

Palavras-chave:

Gestão, Design, Ensino, Marca

Resumo

No atual momento competitivo do Brasil onde é necessário ser capaz de elaborar estratégias de negócios para o mercado, onde o design já é percebido como o grande diferencial da inovação e competitividade dos produtos nacionais, é imperativo a formação de profissionais que pensem o design muito além da sua estética e da própria emoção, é necessário pensar a ideia como gestão, junto com o empresário, em prol do reconhecimento da sua marca e sucesso da sua empresa. Formar gente capacitada nesta visão é uma obrigação imediata das escolas de design.

Biografia do Autor

Luis Emiliano Costa Avendaño, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestre em em Estruturas Ambientais Urbanas / Desenho Industrial (FAU-USP)

Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Referências

Arcos. Design, cultura, material e visualidade. Vol. I, número único. UERJ/ESDI. Rio de Janeiro - RJ. 1999

AVENDAÑO, Luis Emiliano Costa. Resgate do protagonismo do desenhista industrial por meio da gestão do design. Revista do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU/USP. Junho, 2005 No 17, págs.34 a 45. (*)

BAXTER, Mike. Projeto de Produto: guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. Trad. Itiro Iida. Edit. Edgard Blücher. São Paulo - SP, 1998.

BLAICH, Robert. Managing Global Design. In: Palestra, FIESP/CIESP São Paulo, 1989

BRUNNER, Robert; EMERY, Stewart. Gestão Estratégica do Design. Edit. M.Books. São Paulo, 2010

CASAROTTO Filho, Nelson, et al. Gerência de Projetos / Engenharia Simultânea. Editora Atlas. São Paulo – SP. 1999.

CLEMENTS, James P, GIDO, Jack. Gestão de Projetos. Edit. Thomson. São Paulo, 2007.

COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão Estratégica. – São Paulo: Edit. Saraiva, 2005.

GIMENO, José Maria Iváñez. La gestión del diseño en la empresa. Serie McGraw-Hill de Management. Edit. McGraw-Hill. Madrid, España. 2000.

GOBE, Antonio Carlos... (et al). Gerencia de Produtos. São Paulo – SP. Edit. Saraiva. 2004. KEELING, Ralph. Gestão de Projetos; uma abordagem global. Trad. Cid Knipel Moreira. São Paulo – SP. Edit. Saraiva. 2002.

MAGALHÃES, Cláudio Freitas de. Design Estratégico. Integração e Ação do Design Industrial dentro das Empresas. SEBRAE/MCT/Senai-DN/CNPq-IBICT/PADCT-TIB. Rio de Janeiro - RJ. 1997.

Manual de Gestão do Design. Centro Português de Design. Porto Portugal. 1997.

MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas, MERINO, Eugenio Andrés Díaz. A Gestão de Design como Estratégia Organizacional. Editora Eduel. Londrina – PR, 2008.

PHILLIPS, Peter L. Briefing: A Gestão do Projeto de Design. Trad. Itiro Iida. Edit. Edgard Blücher. São Paulo: 2008

SANTOS, Flávio Anthero dos. O Design como diferencial competitivo. Edit. da Univali. Itajaí - SC. 2000.

WOLF, Brigitte. Gestão do Design: O Design Management como fator de sucesso. Publicação ABIPTI. Florianópolis - SC. 1998.

ZIMMERMANN, Yves. Del Diseño. Colección Hipótesis, Editorial Gustavo Gili SA. Barcelona, Espanha. 2002. pp. 135 - 166

Downloads

Publicado

07-12-2023

Como Citar

Costa Avendaño, L. E. (2023). A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA GESTÃO DO DESIGN. Revista Belas Artes, 4(3). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/176