A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA GESTÃO DO DESIGN
Palavras-chave:
Gestão, Design, Ensino, MarcaResumo
No atual momento competitivo do Brasil onde é necessário ser capaz de elaborar estratégias de negócios para o mercado, onde o design já é percebido como o grande diferencial da inovação e competitividade dos produtos nacionais, é imperativo a formação de profissionais que pensem o design muito além da sua estética e da própria emoção, é necessário pensar a ideia como gestão, junto com o empresário, em prol do reconhecimento da sua marca e sucesso da sua empresa. Formar gente capacitada nesta visão é uma obrigação imediata das escolas de design.
Referências
Arcos. Design, cultura, material e visualidade. Vol. I, número único. UERJ/ESDI. Rio de Janeiro - RJ. 1999
AVENDAÑO, Luis Emiliano Costa. Resgate do protagonismo do desenhista industrial por meio da gestão do design. Revista do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU/USP. Junho, 2005 No 17, págs.34 a 45. (*)
BAXTER, Mike. Projeto de Produto: guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. Trad. Itiro Iida. Edit. Edgard Blücher. São Paulo - SP, 1998.
BLAICH, Robert. Managing Global Design. In: Palestra, FIESP/CIESP São Paulo, 1989
BRUNNER, Robert; EMERY, Stewart. Gestão Estratégica do Design. Edit. M.Books. São Paulo, 2010
CASAROTTO Filho, Nelson, et al. Gerência de Projetos / Engenharia Simultânea. Editora Atlas. São Paulo – SP. 1999.
CLEMENTS, James P, GIDO, Jack. Gestão de Projetos. Edit. Thomson. São Paulo, 2007.
COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão Estratégica. – São Paulo: Edit. Saraiva, 2005.
GIMENO, José Maria Iváñez. La gestión del diseño en la empresa. Serie McGraw-Hill de Management. Edit. McGraw-Hill. Madrid, España. 2000.
GOBE, Antonio Carlos... (et al). Gerencia de Produtos. São Paulo – SP. Edit. Saraiva. 2004. KEELING, Ralph. Gestão de Projetos; uma abordagem global. Trad. Cid Knipel Moreira. São Paulo – SP. Edit. Saraiva. 2002.
MAGALHÃES, Cláudio Freitas de. Design Estratégico. Integração e Ação do Design Industrial dentro das Empresas. SEBRAE/MCT/Senai-DN/CNPq-IBICT/PADCT-TIB. Rio de Janeiro - RJ. 1997.
Manual de Gestão do Design. Centro Português de Design. Porto Portugal. 1997.
MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas, MERINO, Eugenio Andrés Díaz. A Gestão de Design como Estratégia Organizacional. Editora Eduel. Londrina – PR, 2008.
PHILLIPS, Peter L. Briefing: A Gestão do Projeto de Design. Trad. Itiro Iida. Edit. Edgard Blücher. São Paulo: 2008
SANTOS, Flávio Anthero dos. O Design como diferencial competitivo. Edit. da Univali. Itajaí - SC. 2000.
WOLF, Brigitte. Gestão do Design: O Design Management como fator de sucesso. Publicação ABIPTI. Florianópolis - SC. 1998.
ZIMMERMANN, Yves. Del Diseño. Colección Hipótesis, Editorial Gustavo Gili SA. Barcelona, Espanha. 2002. pp. 135 - 166
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luis Emiliano Costa Avendaño
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Belas Artes têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0