CERÂMICA E PINTURA: HIBRIDISMO

Autores

  • Luciana Beatriz Chagas Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

artes visuais, cerâmica, pintura contemporânea, hibridismo

Resumo

Este artigo descreve o processo de criação de obras que se situam entre a arte cerâmica e a pintura. Sua idealização foi influenciada pelo trabalho de Clyfford Still, pintor expressionista abstrato. O tratamento da matéria na pintura contemporânea foi a abordagem feita à produção de Still, e o uso dos vidrados cerâmicos determinou uma interface com a pintura.

Biografia do Autor

Luciana Beatriz Chagas, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestre em Multimeios (UNICAMP)

Professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Referências

GREENBERG, Clement (2008) Novos Rumos da Pintura Americana, in: A Nova Arte, org. Battcock, Gregory. São Paulo: Perspectiva. ISBN 978-85-273-0291-3

HUNTER, Sam (2008) Novos Rumos da Pintura Americana, in: A Nova Arte, org. Battcock, Gregory. São Paulo: Perspectiva. ISBN 978-85-273-0291-3

LOWENFELD, Viktor. Brittain, W.L. (1970) Desenvolvimento da Capacidade Criadora. São Paulo: Mestre Jou. ISBN 858706802-4

OSTROWER, Fayga (1999) Acasos e Criação Artística. Rio de Janeiro: Elsevier. ISBN 85- 7001-999-8

RUHRBERG, Karl (2005) Pintura, in: Arte do Século XX. Köln: Taschen. ISBN 3-8228- 4228-1

Downloads

Publicado

06-12-2023

Como Citar

Chagas, L. B. (2023). CERÂMICA E PINTURA: HIBRIDISMO. Revista Belas Artes, 2(1). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/166