PERCEPÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES DO AMBIENTE URBANO

Autores

  • Waldir José Gaspar

Palavras-chave:

ambiente, periferia, identidade, valores, símbolos

Resumo

A mudança e continua transformação há muito é foco de estudos principalmente na área de planejamento urbano, assim investigar o valor simbólico atribuído ao ambiente pela população se torna fundamental. Este artigo busca estudar a interpretação de símbolos no ambiente urbano, compreender os hábitos cotidianos dos moradores que geram a identidade do bairro, interpretar os símbolos como bons valores/indicadores ambientais, através da aplicação de questionários, utilização de equipamentos fotográficos ou filmadoras para confeccionar imagens e desenhos para traduzir/registrar os diferentes níveis da condição ambiental percebida pelos moradores, registrando fatos e expectativas, coletados em reuniões, permitindo visualizar ações ainda necessárias na região. Dessa forma, neste artigo será apresentado como o morador da periferia urbana – em função da sua faixa etária e condições cotidianas – interpreta/percebe/valora o ambiente que o cerca, não como valor econômico, mas sim como índice de qualidade.

Referências

BOSI E. – Memória e Sociedade: lembranças dos velhos. Säo Paulo, Companhia das Letras, 1994.

BOSWELL, J. – The Life of Samuel Johnson. UK, Penguin, 376 p., 1995 (versão original, 1791).

FERRARA, L. D. – Olhar Periférico: Informação, Linguagem, Percepção Ambiental. Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

GASPAR, W. J. – Análise do processo erosivo do loteamento social Antenor Garcia: Proposta para expansão do bairro. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana). Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 171 p., 2000.

GASPAR, W. J. – Proposta metodológica de avaliação do grau de satisfação de população de área urbana. Estudo de caso: bairro Antenor Garcia, município de São Carlos-SP, Tese de Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais da UFSCar, 163 p., 2006.

GOMES, M. A. O. – Abordagem Participativa. Capítulo 6 do Relatório Interno da Saúde na Gestão Ambiental encomendado pela PETROBRAS, p. 1-48, 2004.

LEFEBVRE, H. – La production de L’Espace. Paris. Anthropos, 1974.

PMSC (2004) Secretaria da Saúde – Prefeitura Municipal de São Carlos. SANT'AGOSTINO, L. H. F. – Rumo ao Concreto. 188 p FAU – USP, Tese de

Doutorado, São Paulo 2001.

Downloads

Publicado

06-11-2023

Como Citar

Gaspar, W. J. (2023). PERCEPÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES DO AMBIENTE URBANO. Revista Belas Artes, 1(1). Recuperado de https://revistas.belasartes.br/revistabelasartes/article/view/16