O Golpe na Política Externa Brasileira

Autores

  • Sidney Ferreira Leite Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Golpe de 1964, Política Externa Brasileira

Resumo

Os 40 anos do Golpe Militar de 1964 não passaram despercebidos. Cadernos especiais e artigos sobre o tema foram publicados pelos principais periódicos do país e as emissoras de televisão e de rádio apresentaram programas jornalísticos especiais. Em diversos centros culturais foram realizados ciclos de cinema em que foram exibidas películas que levaram para as telas os múltiplos aspectos do Golpe e suas conseqüências, tais como: Jango, Pra frente Brasil!, Eles não usam Black-tie, Cabra marcado para morrer, entre outros. A mídia brasileira, em geral, não deixou o evento passar em branco. O mundo acadêmico nacional organizou conferências, palestras e congressos que possibilitaram o debate acadêmico mais aprofundado sobre os diversos ângulos presentes nesse acontecimento da história recente do país. No entanto, o impacto do golpe e suas conseqüências para a política externa brasileira foram praticamente esquecidos. E estão a exigir algumas reflexões.

Biografia do Autor

Sidney Ferreira Leite, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutor em História Social pela USP. É docente no curso de relações internacionais / Belas Artes, e também, na Fundação Casper Líbero.

Downloads

Publicado

05-05-2004

Como Citar

Leite, S. F. (2004). O Golpe na Política Externa Brasileira. Revista Data Venia, 8(2), 1–3. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/datavenia/article/view/501

Edição

Seção

Editorial