Ocidente: um universo em desencanto
Palavras-chave:
Ocidente, desencantoResumo
Onde nasce o Ocidente? De que remota fonte jorra sua vitalidade e sua debilidade? É importante considerar como a persistente idéia de decadência do que denominamos civilização ocidental tem encontrado abrigo no pensamento e no imaginário modernos, passando pelas mais variadas correntes. A recorrente idéia dos ciclos tem servido de apoio para visões que recorrem a expressivo número de exemplos de sociedades, culturas e civilizações que nasceram, se desenvolveram e depois de prolongada crise terminal decaíram e muitas, morreram.
Referências
HERMAN, Arthur – [1999] – A IDÉIA DE DECADÊNCIA NA HISTÓRIA OCIDENTAL. São Paulo: Record.
KACZYNSKI, Theodore (?) UNABOMBER – [1997] – MANIFESTO DO UNABOMBER – O FUTURO DA SOCIEDADE INDUSTRIAL. Lisboa: Fenda. KUJAWSKI, Gilberto de Mello [2002] – O OCIDENTE E SUA SOMBRA. Brasília: Letrativa.
KUJAWSKI, Gilberto de Mello [1988] – A CRISE DO SÉCULO XX. São Paulo: Ática.
TARNAS, Richard [1999] – A EPOPÉIA DO PENSAMENTO OCIDENTAL. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
TOUCHARD, Jean [1970] – HISTÓRIA DAS IDÉIAS POLÍTICAS (Vl.5). Lisboa: Pub. Europa-América.
TOYNBEE, Arnold J. [1967] – A HISTÓRIA E A RELIGIÃO. São Paulo: Fundo de Cultura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Evaristo Giovannetti Netto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0