SOS DA LINGUAGEM: Bricolagens, histórias e poemas como formas alternativas de representação do processo reflexivo de professores
Palavras-chave:
Prática pedagógica, Linguística, Bricolagens, histórias e poemasResumo
O desenvolvimento de professores, promovido através de um processo reflexivo sobre a prática pedagógica, é um consenso nos dias de hoje. Muitos são os trabalhos de pesquisa já desenvolvidos nesta área. Podemos ler e aprender muito sobre o assunto, em trabalhos como os de Zeichner & Liston (1987a), Nóvoa (1992), Schön (1987), Smith (1992), Magalhães, (1990), Liberali (1994), entre outros.
Referências
Connelly, F. M. & D. J. Clandinin (1988) Teachers as curriculum planners: Narrative of experience. New York: Teachers College Press.
Connelly, F. M. & D. J. Clandinin (1990) Stories of Experience and Narrative Inquiry. Educational
Researcher, 19(5), 2-14.
Connelly, F. M. & D. J. Clandinin (1992) Curriculum Theory. In M. C. Alkin (Ed.) Encyclopedia of Educational
Research. 6th edition, vol. 1. New York: Macmillan Publishing Company.
Connelly, F. M. & D. J. Clandinin (1994) Telling Teaching Stories. Teacher Education Quarterly, 21(1), 145- 158.
Connelly, F. M. & D. J. Clandinin (1995) Narrative and Education. Teachers and Teaching: theory and practice, vol.1, No. 1.
Liberali, F. C. (1994) O Papel do Coordenador no Processo Reflexivo do Professor. Dissertação de Mestrado. SP: PUC/São Paulo.
Magalhães, M. C. C. (1990) A study if teacher/researcher collaboration on reading instruction for Chapter One students. Dissertação de doutorado não publicada, Virginia Polytechnic Institute and State University, Blacksburg, VA.
Magalhães, M. C. C. (1992) Interações Dialógicas entre Professores e Pesquisador: Aprendendo e Criando Oportunidades de Aprendizado. Trabalho apresentado na ALFAL, UNICAMP.
Mello, D. M. (1996). Histórias que ninguém ouve: narrativa e material didático. Trabalho apresentado no seminário de pesquisa: Elaboração de material didático (26/06/96).
Nóvoa, A. (1992) Os professores e as histórias de suas vidas. Vidas de Professores. Org. A. Nóvoa. Porto Editora – Portugal.
Pires, E.A (1998). De Mapas E Posturas Críticas: Histórias Das Reflexões Entre Uma Professora E Sua Coordenadora. Dissertação de Mestrado. SP. PUC- SP.
Pires, E.A (1997). A Gramática no Ensino de Língua Estrangeira: de Sweet à Abordagem Comunicativa. Ensino de segunda língua: redescobrindo as origens. Org. Maria Antoieta Alba Celani. Editora EDUC/ SP.
Schön, D. (1987). Educating the reflective practioner. Bass Publishers.
Smyth, J. (1992). Teacher’s work and politics of reflection. American Educational Research Jounal, 29(2), 267-300.
Telles, J. A (1996) Being a Language Teacher: Stories of Critical Reflection on language pedagogy. Dissertação de Doutorado não publicada. OISE, Toronto, CANADÁ.
Telles, J. A (1997a) Brincando com Rosa: uma professora busca o valor da palavra. São Paulo: Videoteca da Secretaria Municipal de Educação.
Telles, J. A (1997b) Educação de Professores: Espaço, sentimento e prazer. São Paulo: Videoteca da Secretaria Municipal de Educação.
Telles, J. A (1997c) Metaphors as coalescences of Teachers’ beliefs. Campinas, PUCCAMP. Revista do Instituto de Letras, vol. 16(1e2), 86-115.
Zeichner, K. & Liston, D. (1987) Teaching Teachers to Reflect. Harvard Educational Review v 57(21).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dilma Maria de Mello, Edvalda Ambiel Pires Gaspar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0