Ποιητικῆς et αλέθεια: QUAND, EN POÉSIE, LES CHEMINS DE TARKOVSKI ET DE HEIDEGGER SE RENCONTRENT
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v25i2.678Palavras-chave:
Poesia, Verdade, Andrei TarkovskyResumo
Este artigo aborda a relação entre os conceitos de Poética (Ποιητικῆς) e Verdade (αλέθεια), com base no Parmênides de Martin Heidegger e no Espelho (Зеркало) de Andrei Tarkovsky. Segundo o pensamento do filósofo, entendemos a Verdade como um conceito ligado ao do Ser; a "experiência essencial" (Wesenserfahrung) levaria ao verdadeiro conhecimento da "verdade do verdadeiro" (Wahrheit des Wahren); seria então possível tomar o conceito de verdade (αλέθεια) como "revelação" (Unverborgenheit); Inevitavelmente, o latim privatio, indicado pelo prefixo x "des-" (die Vorsilbe "Un-"), correspondente ao grego "α-", imporia o conceito de λήθη, "esquecimento". Ao evitar "o esquecimento do ser", encontraríamos "a essência ainda oculta da verdade" (das noch verborgene Wesen der Wahrheit des Seins), para revelar a "verdade do ser" (Wahrheit des Seins). Do pensamento do filósofo surge a pergunta do cineasta: "Mas o que é a verdade?". Ele próprio estrutura a resposta, com base na ποιήσει do artista; no caso do cinema, na realização do diretor; ao compor sua obra com o desejo primordial de expressar o ideal de beleza, o artista prosseguiria sua busca pela verdade. A αλέθεια do filósofo seria alcançada pela ποιήσει do artista.
Referências
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Editora 34, 2015.
HEIDEGGER, M. O caminho do campo. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1969. HEIDEGGER, M. Parmênides. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.
HEIDEGGER, M. Parmenides. Vittorio Klostermann GmbH: Frankfurt am Main, 1982.
HEIDEGGER, M. Der Feldweg. Vittorio Klostermann GmbH. 11a. Ed.: Frankfurt am Main, 2006). MAZZIERO. Estética e Poética. São Paulo: UICLAP, 2023.
PLATÃO. A República. Edição bilingue. 5a edição. Belém-Pará: Ed.UFPA, 2023. TARKOVSKI, A. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kleber Mazziero, Victor Fajardo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Arte 21, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0