Ποιητικῆς et αλέθεια: QUAND, EN POÉSIE, LES CHEMINS DE TARKOVSKI ET DE HEIDEGGER SE RENCONTRENT

Autores

  • Kleber Mazziero Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Victor Fajardo Sorbonne Université

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v25i2.678

Palavras-chave:

Poesia, Verdade, Andrei Tarkovsky

Resumo

Este artigo aborda a relação entre os conceitos de Poética (Ποιητικῆς) e Verdade (αλέθεια), com base no Parmênides de Martin Heidegger e no Espelho (Зеркало) de Andrei Tarkovsky. Segundo o pensamento do filósofo, entendemos a Verdade como um conceito ligado ao do Ser; a "experiência essencial" (Wesenserfahrung) levaria ao verdadeiro conhecimento da "verdade do verdadeiro" (Wahrheit des Wahren); seria então possível tomar o conceito de verdade (αλέθεια) como "revelação" (Unverborgenheit); Inevitavelmente, o latim privatio, indicado pelo prefixo x "des-" (die Vorsilbe "Un-"), correspondente ao grego "α-", imporia o conceito de λήθη, "esquecimento". Ao evitar "o esquecimento do ser", encontraríamos "a essência ainda oculta da verdade" (das noch verborgene Wesen der Wahrheit des Seins), para revelar a "verdade do ser" (Wahrheit des Seins). Do pensamento do filósofo surge a pergunta do cineasta: "Mas o que é a verdade?". Ele próprio estrutura a resposta, com base na ποιήσει do artista; no caso do cinema, na realização do diretor; ao compor sua obra com o desejo primordial de expressar o ideal de beleza, o artista prosseguiria sua busca pela verdade. A αλέθεια do filósofo seria alcançada pela ποιήσει do artista.

Biografia do Autor

Kleber Mazziero, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Coordenador de Pós-Graduação em Música no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Victor Fajardo, Sorbonne Université

Master en création cinématographique, Sorbonne Université, Paris

Referências

ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Editora 34, 2015.

HEIDEGGER, M. O caminho do campo. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1969. HEIDEGGER, M. Parmênides. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.

HEIDEGGER, M. Parmenides. Vittorio Klostermann GmbH: Frankfurt am Main, 1982.

HEIDEGGER, M. Der Feldweg. Vittorio Klostermann GmbH. 11a. Ed.: Frankfurt am Main, 2006). MAZZIERO. Estética e Poética. São Paulo: UICLAP, 2023.

PLATÃO. A República. Edição bilingue. 5a edição. Belém-Pará: Ed.UFPA, 2023. TARKOVSKI, A. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Downloads

Publicado

25-12-2025

Como Citar

Mazziero, K., & Fajardo, V. (2025). Ποιητικῆς et αλέθεια: QUAND, EN POÉSIE, LES CHEMINS DE TARKOVSKI ET DE HEIDEGGER SE RENCONTRENT. Arte 21, 25(2), 168–181. https://doi.org/10.62507/a21.v25i2.678

Edição

Seção

Palavra Estrangeira