ALÉM DAS TORRES: A NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA PERSUASIVA AMERICANA E A SOMBRA DO ESTIGMA ISLAMOFÓBICO APÓS 2001

Autores

  • Vitória Ignácio Guilherme Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Maria Eduarda Mazza Monteiro Pontiifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Cinema, Islamofobia, Guerra ao terror, Terrorismo, Estados Unidos

Resumo

O cinema desempenha papel fundamental na formação das percepções sociais e políticas, funcionando não apenas como entretenimento, mas também como uma poderosa ferramenta para a construção e disseminação de valores, ideologias e narrativas que influenciam a compreensão pública sobre temas complexos. Essa capacidade torna o cinema um meio estratégico para moldar opiniões e legitimar ações estatais. Portanto, o presente estudo tem como objetivo analisar o filme A Hora Mais Escura para compreender de que formas os Estados Unidos utilizaram a comunicação midiática para transmitir e reforçar seus estigmas após os atentados de 11 de setembro de 2001. O filme articula uma narrativa estadunidense que justifica a ofensiva militar na Ásia Meridional como legítima defesa, difundindo estigmas que reforçam o patriotismo e naturalizam a violência. Apresenta uma dicotomia entre o “bem” ocidental e o “mal” estrangeiro, silenciando críticas à política externa dos EUA. Parte-se do pressuposto de que essa representação moldou o entendimento público sobre terrorismo e guerra, minimizando as consequências humanas e políticas da intervenção. Assim, A Hora Mais Escura exemplifica como o cinema pode consolidar consensos sociais e influenciar percepções globais ao mobilizar narrativas culturais alinhadas a interesses geopolíticos. Nesse sentido, o presente estudo busca destacar a importância de uma leitura crítica dessas narrativas para compreender a intersecção entre cultura, política e poder na contemporaneidade, revelando o duplo papel do cinema como entretenimento e instrumento ideológico na construção da memória coletiva e legitimação de políticas estatais.

Biografia do Autor

Vitória Ignácio Guilherme, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Bacharel de Relações Internacionais na Puc-Campinas – Bolsista de Iniciação Científica FAPESP.

Maria Eduarda Mazza Monteiro, Pontiifícia Universidade Católica de Campinas

Bacharel de Relações Internacionais na Puc-Campinas.

Referências

AGUILAR, S. L. C.; MATHIAS, A. L. T. C. Identidades e diferenças: o caso da guerra civil na antiga Iugoslávia. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 4, n. 8, 2015. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10494.

A HORA MAIS ESCURA. Direção: Kathryn Bigelow. Produção: Kathryn Bigelow. Intérpretes: Jessica Chastain, Jason Clarke. Roteiro: Mark Boal. Estados Unidos da América: Columbia Pictures, 2012. 1 DVD (157 min), son., color., 35 mm. Também disponível em streaming.

ATENTADOS de 11 de Setembro: a tragédia que mudou os rumos do século 21. BBC, 10 set. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional- 55351015. Acesso em: 4 abr. 2024.

AWAN, Imran; ZEMPI, Irene. A Working Definition of Islamophobia: A Briefing Paper. Preparation for the report to the 46th Session of Human Rights Council, nov. 2020. Disponível em: https://www.ohchr.org/sites/default/files/Documents/Issues/Religion/Islamophobia- AntiMuslim/Civil%20Society%20or%20Individuals/ProfAwan-2.pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.

AYANG, Lidiane Pereira. Cinema e Relações Internacionais: uma análise do filme “A hora mais escura” como ferramenta de soft power estadunidense para a guerra ao terror (2001-2011). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2018.

BAYRAKTAROGLU, Kerem. The Muslim Male Character Typology in American Cinema Post-9/11. Digest of Middle East Studies (DOMES), v. 23, n. 2, p. 345-359, 24 out. 2014. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/dome.12054/. Acesso em: 5 abr. 2024. BOONE, Jon. Zero Dark Thirty: the view from Pakistan. The Guardian, 27 jan. 2013. Disponível em: https://www.theguardian.com/world/2013/jan/27/zero-dark-thirty-view- from-pakistan. Acesso em: 1 abr. 2024.

CESARI, Jocelyne. Islam as Stigma. In: —. When Islam and Democracy Meet: Muslims in Europe and in the United States. Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2004. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1057/9781403978561_3. Acesso em: 9 abr. 2024.

CHILD, David. Tired of Muslim ‘terrorists’, charity tackles cinema stereotypes. Al Jazeera, 13 abr. 2021. Disponível em: https://www.aljazeera.com/news/2021/4/13/uk-charity-tackles-muslim-stereotypes- on-screen. Acesso em: 9 abr. 2024.

DAVIE, G. Cultivation Theory: How Violence Might Affect Us. Mass Communication Theory, 12 mar. 2010. Disponível em: https://masscommtheory.com/theory- overviews/cultivation-theory/. Acesso em: 13 abr. 2024.

GANDHI, Insiya. Reel to Real: Harmful Stereotypes of Arabs and Muslims in American Film and Television. Rhētorikós: Excellence in Student Writing. Fordham University, 2021. Disponível em: https://rhetorikos.blog.fordham.edu/?p=1738#. Acesso em: 9 abr. 2024.

HEIDBRINK, Lino; NOËL, Marion. Hollywood, une expression de la puissance des États-Unis. Classe Internationale, 7 nov. 2016. Disponível em: https://classe- internationale.com/2016/11/07/hollywood-une-expression-de-la-puissance-des-etats- unis/. Acesso em: 16 abr. 2024.

INTERNATIONAL Day to Combat Islamophobia. United Nations. Disponível em: https://www.un.org/en/observances/anti-islamophobia-day. Acesso em: 8 abr. 2024.

MEDIA Portrayals of Religion: Islam. MediaSmarts – Canada’s Centre for Digital Media Literacy. Disponível em: https://mediasmarts.ca/diversity- media/religion/media-portrayals-religion-islam. Acesso em: 15 abr. 2024.

MUELLER, John. Public Opinion on War and Terror: Manipulated or Manipulating? Cato Institute, Washington, 10 ago. 2021. Disponível em: https://www.cato.org/white-paper/public-opinion-war-terror. Acesso em: 13 abr. 2024.

OSMAN, Wazhmah. Building Spectatorial Solidarity against the ‘War on Terror’ Media-Military Gaze. International Journal of Middle East Studies, v. 54, n. 2, p. 369–375, 4 jul. 2022.

PERERA, Ayesh. Cultivation Theory In Media. SimplyPsychology, 7 set. 2023. Disponível em: https://www.simplypsychology.org/cultivation-theory.html. Acesso em: 9 abr. 2024.

SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

SILVA, C. R. V.; ROSA, P. R. Atuação dos EUA pós 11 de setembro de 2001: legítima defesa ou agressão ilegítima? Revista da Faculdade de Direito da UFMG, Belo Horizonte, n. 67, p. 105-123, jul./dez. 2015.

SOUSA, R. R. Guerra ao terror, geopolítica, representações e paisagens no cinema estadunidense após 11 de setembro de 2001. Ensaios de Geografia, v. 2, n. 4, p. 50-66, 23 maio 2014. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/36256/20954. Acesso em: 11 abr. 2024.

STACKS, Don W. Media Effects. In: International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences. Orlando: Elsevier, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/topics/social-sciences/cultivation-theory. Acesso em: 14 abr. 2024.

WELLAUSEN, Saly da Silva. Terrorismo e os atentados de 11 de setembro. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 83-112, out. 2002. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12384/14161. Acesso em: 12 abr. 2024.

ZERO Dark Thirty. Rotten Tomatoes, s.d. Disponível em: https://www.rottentomatoes.com/m/zero_dark_thirty. Acesso em: 12 abr. 2024.

Downloads

Publicado

05-09-2025

Como Citar

Guilherme, V. I., & Monteiro, M. E. M. (2025). ALÉM DAS TORRES: A NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA PERSUASIVA AMERICANA E A SOMBRA DO ESTIGMA ISLAMOFÓBICO APÓS 2001. Revista Data Venia, 18(1), 30–48. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/datavenia/article/view/651