FUNCIONALIDADE, LEGITIMIDADE E CAPACIDADE EM RISCO: A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO NA ERA TRUMP 2.0

Autores

  • Roberto Rodolfo Georg Uebel Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Mariana Faissola Criez Nobrega Ferreira Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Karolyne Byanca de Brito Prado Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Pedro Farjalla Borsari Esper Escola Superior de Propaganda e Marketing

Palavras-chave:

OMC, multilateralismo, legitimidade internacional, Donald Trump, governança global

Resumo

Este artigo analisa a crise institucional da Organização Mundial do Comércio (OMC) a partir de três eixos interdependentes: funcionalidade, legitimidade e capacidade. Utilizando os aportes teóricos de Keohane (2005), Nye (2001) e Strange (1996), argumenta-se que a OMC atravessa um processo de desestruturação, acelerado por práticas unilaterais no segundo mandato de Donald Trump (2025-presente), que enfraquecem o regime multilateral. A fragmentação da ordem comercial internacional, marcada pela recusa às normas multilaterais e pela revalorização de acordos bilaterais, coloca em xeque a continuidade do modelo institucional vigente desde Bretton Woods. Conclui-se que a crise da OMC é sintomática de uma transição sistêmica mais ampla, cujos contornos futuros permanecem indefinidos.

Biografia do Autor

Roberto Rodolfo Georg Uebel, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Professor de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da ESPM. Coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios Americanos (NENAM).

Mariana Faissola Criez Nobrega Ferreira, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Graduanda em Relações Internacionais na Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Karolyne Byanca de Brito Prado, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Graduanda em Relações Internacionais na Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Pedro Farjalla Borsari Esper, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Graduando em Relações Internacionais na Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Referências

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Publicado

05-09-2025

Como Citar

Uebel, R. R. G., Ferreira, M. F. C. N., Prado, K. B. de B., & Esper, P. F. B. (2025). FUNCIONALIDADE, LEGITIMIDADE E CAPACIDADE EM RISCO: A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO NA ERA TRUMP 2.0. Revista Data Venia, 18(1), 19–29. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/datavenia/article/view/650