Queda do Império Americano
Palavras-chave:
queda, império americano, nova ordem mundialResumo
Ironicamente, quando os apologistas da ordem imperial anunciavam aos quatros ventos que, com a ruína da União Soviética, instaurar-se-ia uma “nova ordem mundial” sob domínio absoluto dos Estados Unidos, começaram a vir à tona, a partir de então, os primeiros sintomas da ruína do próprio império americano. Sua decadência teve inicio no começo da década de 70, quando o então presidente Nixon, reconhecendo que os EUA já não tinham condições de manter a paridade e a livre- conversibilidade do dólar, iniciou o processo de desvalorização dessa moeda, realizando o maior calote de todos os tempos e enterrando de vez a ordem monetária internacional estabelecida em Bretton Woods. Foi essa a resposta do governo norte-americano ao déficit crônico na sua balança comercial, que havia esvaziado as reservas em ouro do Tesouro e cuja raiz havia sido a perda de competitividade da economia dos EUA frente às economias alemã e japonesa. O império havia começado a desabar.
Referências
Ascensão e Queda do Império Americano. São Paulo: Ed. CPC/Mandacaru, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nilson Araújo de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0