CONEXÃO CULTURA DF: UMA REVISÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CULTURA NO BRASIL E NO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Marcela Rossiter Lima Costa Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Palavras-chave:

Conexão Cultura, políticas culturais, gestão cultural

Resumo

Em 2016, foi instituído o programa Conexão Cultura DF, voltado à promoção e difusão da Arte e da Cultura produzidas no Distrito Federal, além da circulação, distribuição e intercâmbio, nacional e internacional, de agentes, bens e serviços culturais e criativos. Pensado na perspectiva da cultura como eixo transversal para o desenvolvimento, o Conexão Cultura utiliza recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC), principal instrumento de fomento às atividades artísticas e culturais da Secretaria de Cultura do DF, e de outros fundos voltados para políticas culturais no território. A partir de fontes primárias (Diários Oficiais, entrevistas com gestores públicos e consulta a jornais), esta pesquisa busca contextualizar e resgatar a memória da elaboração do programa Conexão Cultura, bem como identificar os principais entraves para a sua execução e avaliação.

Biografia do Autor

Marcela Rossiter Lima Costa, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Bacharel em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Internacionalização, Arte e Cultura pelo Centro Educacional Belas Artes de São Paulo

Referências

AZEVEDO, S. C. S. Ditadura militar brasileira e política nacional de cultura (PNC): algumas reflexões acerca das políticas culturais. Revista Brasileira de Sociologia, Vol. 4, No. 7, 2016, págs. 317-340.

BOTELHO, I. As Dimensões da Cultura e o Lugar das Políticas Públicas. São

Paulo em Perspectiva, 15 (2), 2001.

CALABRE, L. Política cultural no Brasil: um breve histórico. In: Políticas culturais: diálogo indispensável. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2005.

COELHO, J. T. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. São Paulo: Iluminuras/Fapesp. 1997. Acesso em: 10 abril 2023.

FERNANDES, J. R. O. Muito antes do SPHAN: a política de patrimônio histórico no Brasil (1838-1937). In: Seminário Internacional Políticas Culturais: Teorias e Práxis. Rio de Janeiro: Fundação Casa Rui Barbosa, 2010.

FIALHO, A. L.; GOLDSTEIN, I. Conhecer para atuar: a importância de estudos e pesquisas na formulação de políticas públicas para a cultura. Revista Observatório Itaú Cultural, n.13, p. 25-32, set. 2012. São Paulo: Itaú Cultural, 2012.

FIALHO, A. L. Mercado de Arte Global, Sistema Desigual. São Paulo: Revista do Centro de Pesquisa e Formação, n° 9, 2019.

ORTELLADO, P.; LIMA, L.; SOUZA, V. O que são as políticas culturais? Uma revisão crítica da atuação do Estado no campo da cultura. IV Seminário Internacional de Políticas Culturais, Fundação Casa de Rui Barbosa, 16 a 18 de outubro de 2013.

UNCTAD. Creative Economy Outlook 2022. Disponível em: https://unctad.org/system/files/official-document/ditctsce2022d1_en.pdf Acesso em: 1 maio 2023.

MORO, J. R. O. Entrevista com João Moro, Subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural do DF, maio 2023.

Downloads

Publicado

04-06-2024

Como Citar

Costa, M. R. L. (2024). CONEXÃO CULTURA DF: UMA REVISÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CULTURA NO BRASIL E NO DISTRITO FEDERAL. Revista Data Venia, 16(2), 68–83. Recuperado de https://revistas.belasartes.br/datavenia/article/view/438