MUSEUS E O PARADOXO DA CONSTITUIÇÃO DE COLEÇÕES DE ARTE MODERNA
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v7i2.99Palavras-chave:
Arte moderna, Museus de arte moderna, Institucionalização da arte, Colecionismo contemporâneoResumo
Esse artigo pretende refletir sobre alguns aspectos das relações que se estabelecem entre as funções de preservação patrimonial e de divulgação da arte nos museus. Analisaremos, em particular, a constituição dos museus de arte moderna a partir dos modelos, até então, vigentes. A relação com obras de arte recentes e que ainda não passaram pelo crivo da distância histórica traz à tona novas formas de compreensão do papel dos museus e, principalmente, leva a questionar seu papel colecionista. Trataremos, em especial, como exemplos dessa nova mentalidade, dos museus de arte moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Referências
BARBOSA, Ana Mae (org.) O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Banco Safra, São Paulo, 1990.
BARDI, Pietro Maria. História do MASP. São Paulo: Empresa das Artes, 1992. BAUDRILLARD, Jean Para uma crítica da economia política do signo. Tradução Aníbal Alves, Elfos, Rio de Janeiro, 1995.
BOTTALLO, Marilúcia Arte Moderna e Contemporânea em São Paulo. O Museu como intermediário. Dissertação de Mestrado, ECA/USP, 2001, n.p.
CARAMELLLA, Elaine – História da Arte. Fundamentos Semióticos. (Col. Humus). Bauru, SP: EDUSC, 1998.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix O que é a filosofia? Tradução: Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Editora 34, Rio de janeiro, 1993.
DIDI-HUBERMAN, Georges Devant le temps. Histoire de l’art et anachronism des images. Les Editions de Minuit, Paris, 2000.
GUARNIERI, Waldisa Rússsio Camargo – Conceito de Cultura e sua inter-relação com o patrimônio cultural e a preservação. Cadernos Museológicos. IBPC, Rio de Janeiro, 1990[7-11].
HOBSBAWN, Eric & RANGER, Terence (orgs.). A invenção das tradições. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
LOURENÇO, Maria Cecília França Museus Acolhem Moderno. São Paulo, Edusp, 1999.
MAC. Uma seleção do acervo na cidade universitária. Universidade de São Paulo, 1983.
MOLES, Abraham Teoría de los objetos, Barcelona, Editorial Gustavo Gilli, 1975. POLI, Francesco Producción artística y mercado. Colección Punto y Línea, Editorial Gustavo Gili, España, 1976.
VARNEDOE, Kirk The Evolving Torpedo: Changing Ideas of the Collection of Painting and Sculpture of the Museum of Modern Art. The Museum of Modern Art at Mid-Century. Continuity and Change. Studies in Modern Art n.5. New York, Harry N. Abrams Inc., 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Marilúcia Bottallo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0