EDUCAÇÃO NOS MUSEUS: TRAJETÓRIA HISTÓRICA E TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM MUSEUS DE ARTES
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v7i2.98Palavras-chave:
Educação em museus, Tendências pedagógicas, PúblicoResumo
Esse artigo tem como foco discutir as transformações pelas quais a ideia de educação e público passou desde a criação dos museus. Para isso, em um primeiro momento, são trazidos autores referenciais que abordam como as diferentes tipologias museais contribuíram, ao longo do tempo, para essa transformação. Em um segundo momento, são tratadas algumas das tendências pedagógicas que contribuíram para a estruturação das práticas educacionais em museus de artes.
Referências
ABT, J. The origins of the public museum. In: MACDONALD, S. A companion to museum studies. Carlton (Australia): Blackwell, p. 115-134, 2006.
BENOIST, L. Muséee et museologie. Que sais-je, n. 904. Paris: Presse Universitaire de France, 1971
Denis, R. C. (1997) ‘Teaching by Example: Education and the Formation of South Kensington’s Museums’ in M. Baker and B. Richardson (eds). (1997) A Grand Design: The Art of the Victoria and Albert Museum, London: V & A Publications.
DOLL JR., W. E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
EBITZ, D. Qualifications and the professional preparation and development of art museum educators. Studies in Art Education. A Journal of Issues and Research, v. 46, n. 2, p. 150-169, 2005.
GARCÍA BLANCO, A. La exposición, um medio de comunicación. Madrid: Ediciones Akal, 1999.
GASPAR, A. Museus e Centros de Ciências – Conceituação e Proposta de um Referencial Teórico. São Paulo, 1993. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1993.
HOOPER-GREENHILL, E. Museums and gallery education. London: Routledge, 1991.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
LOPES, M. M. Por que História nos museus e centros de ciências? In: MARANDINO, M.; ALMEIDA, A. M.; VALENTE, M. E. A. Museu: lugar do público. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, p.199-210, 2009.
LOPES, M. M. O Brasil Descobre a Pesquisa Científica: os museus e as ciências naturais no século XIX. São Paulo: Hucitec, 1997.
MARTINS, L. C. A constituição da educação em museus: o funcionamento do dispositivo pedagógico museal por meio de um estudo comparativo entre museus de artes plásticas, ciências humanas e ciência e tecnologia. 2011. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
MEYER, M. M. A postmodern puzzle: rewriting the place of the visitor in art museum education. Studies in Art Education. A Journal of Issues and Research, 46, n. 4, 2005, p. 356- 368.
RIVIERE, G. H. L’écomusée, un modèle évolutif (1971-1980). In: DESVALLÉES, A. Vagues. Une anthologie de la nouvelle muséologie. Paris : Presses Universitaires de Lyon, W, MNES, p. 440-445, 1992.
SCHAER, R. L’invention des musées. Paris : Gallimard, 1993.
SCHWARCZ, L. K. M. O nascimento dos museus brasileiros 1870-1910. In: História das Ciências Sociais no Brasil. São Paulo: IDESP/ Vértice/ FINEP, 2001. p.20-71.
SEPULVEDA K., L. A parceria educativa: o exemplo francês. In: CADERNOS DO MUSEU DA VIDA O formal e o não-formal na dimensão educativa do museu. Rio de Janeiro: Museu da Vida/ Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2001, 2002, p.70-79.
VALENTE, M. E. A. A conquista do caráter publico do museu. In: GOUVÊA, Guracira et al. (orgs.). Educação e Museu. A construção social do caráter educativo dos museus de ciências. Rio de Janeiro: Acces, p. 21-46, 2003.
ZELLER, T. The historical and philosophical foundations of art museums education in America. In: BERRY, N.; MAYER, S. (Ed.). Museum education, history, theory, and practice. Reston (EUA): The National Art Education Association, p.10-89, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luciana Conrado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0