ALGUNS COMEÇOS PARA DESAPARIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v7i2.97Palavras-chave:
Desaparição, experiência crítica, sistema das artes, Ronaldo Brito, caixa pretaResumo
Discurso polifônico sobre a desaparição ou sobre a visibilidade do processo espectral entre o aparecer e o desaparecer. A partir de questões da escritura (Derrida e Blanchot), das artes visuais, da DJ Culture (Bourriaud), destaca-se uma releitura e interpretação de trechos de experiências críticas de Ronaldo Brito no sistema das artes, especialmente a partir do texto sobre a morte de Picasso, em 1973. Para encerrar, há um reposicionamento crítico de uma obra póstuma à minha “Tese na [da] caixa preta”, de 2008.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Tradução: Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.
BLANCHOT, Maurice. Uma voz vinda de outro lugar. Tradução: Adriana Lisboa. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. Tradução: Denise Bottmann. São Paulo: Martins, 2009. – (Coleção Todas as Artes).
BRAGA, Gedley Belchior. A tese na [da] caixa preta. Tese de doutorado defendida na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.
BRITO, Ronaldo. Experiência crítica. Organização Sueli de Lima. São Paulo: Cosac Naify, 2005. DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. Tradução: Maria Beatriz Marques Nizza da Silva. São Paulo: Perspectiva, 2005.
FLUSSER, Vilém. A filosofia da caixa preta – ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.
VIRILIO, Paul. Estética da desaparição. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Gedley Belchior Braga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0