ALGUNS COMEÇOS PARA DESAPARIÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v7i2.97

Palavras-chave:

Desaparição, experiência crítica, sistema das artes, Ronaldo Brito, caixa preta

Resumo

Discurso polifônico sobre a desaparição ou sobre a visibilidade do processo espectral entre o aparecer e o desaparecer. A partir de questões da escritura (Derrida e Blanchot), das artes visuais, da DJ Culture (Bourriaud), destaca-se uma releitura e interpretação de trechos de experiências críticas de Ronaldo Brito no sistema das artes, especialmente a partir do texto sobre a morte de Picasso, em 1973. Para encerrar, há um reposicionamento crítico de uma obra póstuma à minha “Tese na [da] caixa preta”, de 2008.

Biografia do Autor

Gedley Belchior Braga, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em Ciência da Informação, área de concentração: Cultura e Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo [ECA/USP: 2004/2008].

Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração: Ciência da Informação e Documentação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo [ECA/USP:2000/2003].

Professor Adjunto do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas [DAUAP] da Universidade Federal de São João Del Rei, MG

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Tradução: Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.

BLANCHOT, Maurice. Uma voz vinda de outro lugar. Tradução: Adriana Lisboa. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. Tradução: Denise Bottmann. São Paulo: Martins, 2009. – (Coleção Todas as Artes).

BRAGA, Gedley Belchior. A tese na [da] caixa preta. Tese de doutorado defendida na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.

BRITO, Ronaldo. Experiência crítica. Organização Sueli de Lima. São Paulo: Cosac Naify, 2005. DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. Tradução: Maria Beatriz Marques Nizza da Silva. São Paulo: Perspectiva, 2005.

FLUSSER, Vilém. A filosofia da caixa preta – ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.

VIRILIO, Paul. Estética da desaparição. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.

Downloads

Publicado

05-12-2016

Como Citar

Braga, G. B. (2016). ALGUNS COMEÇOS PARA DESAPARIÇÃO. Arte 21, 7(2), 6–16. https://doi.org/10.62507/a21.v7i2.97