ARQUIVOS INVISÍVEIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A 3ª BIENAL DA BAHIA

Autores

  • Ana Pato Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v6i1.89

Palavras-chave:

Arte contemporânea, Arquivos, Memória, Bienal da Bahia

Resumo

O presente artigo pretende adensar as discussões que têm como pressuposto investigar as histórias das exposições e de suas instituições, no Brasil. Para tratar da questão, o foco, aqui, será analisar o projeto de realização da 3a Bienal da Bahia (2014) e, em particular, uma das suas estruturas temáticas, dedicada à psicologia do testemunho e ao desenvolvimento de ações e pesquisas em torno de arquivos. Com enfoque para a experiência com artistas no Arquivo Público do Estado da Bahia, e em torno da remontagem do acervo do Museu Antropológico e Etnográfico Estácio de Lima.

Biografia do Autor

Ana Pato, Universidade de São Paulo

Curadora e pesquisadora.

Doutoranda da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU/USP, Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto. 

Referências

AMARAL, Aracy. Arte num período difícil (1964-C. 1980). In: Textos do Trópico de Capricórnio: artigos e ensaios (1980-2005) – Vol. 1: Modernismo, arte moderna e o compromisso com o lugar. São Paulo: Editora 34, 2006.

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Tradução Paulo Soethe. Campinas: Editora Unicamp, 2011.

BURTON, Antoinette (org.). Archive Stories. Facts, Fictions, and the Writing of History. Durham and London: Duke University Press, 2005.

CALIRMAN, Cláudia. Brazilian art under dictatorship: Antonio Manuel, Artur Barrio, and Cildo Meireles. Nova York: Duke University Press, 2012.

Catálogo 3a Bienal da Bahia, Jornal dos 100 dias. Edição Única, Salvador, 29 de maio a 7 de setembro, 2014. Disponível em: https://issuu.com/bienaldabahia/docs/jornal_100_dias_small Acesso em: 3 Dez. 2015.

FARIAS, Agnaldo. (org.). 50 anos Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2001.

FILIPOVIC, Elena. The global white cube. In: VANDERLINDEN, Barbara; FILIPOVIC, Elena (orgs.) The manifesta decade: debates on contemporary art exhibitions and biennials in post-wall Europe. Massachusetts: MIT Press, 2005. Disponível em: http://www.on-curating.org/index.php/issue-22-43/the-global-white- cube.html#.VBhEcC5dU2F, Acesso em 13 set. 2014

HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, Museu de Arte do Rio, 2014.

MBEMBE, Achille. The Power of the Archive and its Limits. In: HAMILTON, Carolyn; HARRIS, Verne; TAYLOR, Jane; PICKOVER, Michele; SALEH, Razia; REID, Graeme (eds.). Refiguring the Archive. Cidade do Cabo: David Philip Publishers, 2002.

PAPASTERGIADIS, Nikos; MOSQUERA, Gerardo. The Geopolitics of Contemporary Art. IBRAAZ. Platform 008 / 6 November 2014.

PEDROSA, Adriano. Mestiçagem de histórias. In: SCHWARCZ, Lilia; PEDROSA, Adriano. (Org.) Histórias Mestiças: antologia de textos. Rio de Janeiro: Cobogó; São Paulo, 2014.

PEDROSA, Mario. A Bienal de cá para lá. In: Aracy Amaral (Org.) Mundo, homem, arte em crise. São Paulo: Editora Perspectiva, 2007.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Identidade cultural, identidade nacional no Brasil, Tempo Social, 1, São Paulo, Edusp, 1989.

RIBEIRO, Marília Andrés. Entrevista com Frederico Morais. REV. UFMG, Belo Horizonte, V. 20, N.1, P.336-351, Jan./Jun. 2013.

SANSONE, Livio; PINHO, Osmundo Araújo (orgs.) Raça: novas perspectivas antropológicas. Salvador: Associação Brasileira de Antropologia, EDUFBA, 2008.

SANTOS, Boaventura; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2010.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SCHWARCZ, Lilia; PEDROSA, Adriano (Orgs.) Histórias mestiças: antologia de textos. Rio de Janeiro: Cobogó; São Paulo, 2014

SERRA, Ordep. Sobre psiquiatria, candomblé e museus, Caderno CRH, 19 (47), p. 314, Salvador, maio-ago. 2006.

WEISS, Rachel. A Certain Place and a Certain Time: The Third Bienal de La Habana and the Origins of the Globla Exhibition. In: The Third Havana Biennial 1989: Making Art Global (Part 1) (2011), editado por Afterall Books, em colaboração com Academy of Fine Arts Vienna e Van Abbemuseum, Eindhoven.

Downloads

Publicado

06-01-2016

Como Citar

Pato, A. (2016). ARQUIVOS INVISÍVEIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A 3ª BIENAL DA BAHIA. Arte 21, 6(1), 87–110. https://doi.org/10.62507/a21.v6i1.89