ENTRE PALAVRAS E IMAGENS, A RECONSTRUÇÃO DE UM FAZER ARTÍSTICO

Autores

  • Maria José Spiteri Tavolaro Passos Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v6i1.88

Palavras-chave:

Processo de criação, Antônio Lizárraga, Artista, Assistente de arte

Resumo

O presente artigo trata a respeito do intrincado universo dos processos de criação artística, especialmente no que diz respeito aos caminhos encontrados pelos criadores para solucionar os desafios de dar forma às suas ideias. Para tanto, faremos aqui um breve percurso pela história da arte, chegando ao século XX e à obra de Antônio Lizárraga, um artista que legou à arte brasileira, além de uma extensa produção, um singular processo de trabalho.

Biografia do Autor

Maria José Spiteri Tavolaro Passos, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP - São Paulo, onde se graduou em Educação Artística e Artes Plásticas.

Autora de publicações a respeito da História da Arte Brasileira e a Arte-Educação

Referências

ALAMBERT, F. Arte Construtiva Latino-Americana e seus desdobramentos (e divergências) In: ARGAN, Giulio Carlo; FAGIOLO, Maurizio. Guia da História da Arte. Lisboa: Estampa, 1994.

ANTONIO Lizárraga. Desenhando a cor. Texto: Annateresa Fabris. São Paulo: Valu Oria Galeria de Arte, jun-jul.1996.

COSTA, Cristina. Questões de arte – a natureza do belo, da percepção e do prazer estético. São Paulo: Moderna, 1999.

EIZENBERG, Elsa. América, Américas: arte e memória. São Paulo: EDUSP, 2007. p. 273-287. FABRIS, Annateresa. Antônio Lizárraga: uma poética da radicalidade. São Paulo: C/ Arte, 2000. FORTUNA, Marlene. A obra de arte além de sua aparência. São Paulo: Annablume, 2002 KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte, Lisboa: Dom Quixote, 1987. (Col. Arte e sociedade n. 6) LIZÁRRAGA, Antônio. Comunicados Lacônicos. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1989.

PASSOS, Maria José T. Antônio Lizárraga: Sem limites para a arte – Concepção e fazer artístico. In: FRANCISQUETTI, Ana Alice. Arte Medicina. São Paulo: LMP Editora: 2005. p.107-117.

SALLES, Cecília de Almeida. Gesto inacabado. São Paulo: FAPESP/ Annablume, 1998.

SPITERI, Maria José. Antonio Lizárraga: Quadrados em quadrados. São Paulo: Edusp/IMESP, 2004.

WOLLHEIM, Richard. A pintura como arte. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

AGUILAR, Nelson. Antonio Lizárraga faz da inteligência afrodisíaco. Folha de S. Paulo. São Paulo, 16 out 1988.

CHIARELLI, Tadeu. Lizárraga expõe sua subversão construtiva. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 05 out 1994.

GONÇALVES FILHO, Antonio. A cor vira forma com Lizárraga. Folha de S. Paulo. São Paulo, 07 mar 1991 .

GONÇALVES FILHO, Antonio. Lizárraga propõe reinvenção da geometria. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 14 jun 1996. Caderno 2. Fim de Semana.

GONÇALVES FILHO, Antonio. Retrospectiva de Antonio Lizárraga recoloca no mercado sua pintura sutil. O Estado de São Paulo. São Paulo, 25 ago 2015. Disponível em: http://cultura.estadao.com.br/noticias/artes,retrospectiva-de-antonio- lizarraga-recoloca-no-mercado-sua-pintura-sutil,1749861. Acesso em 06 abr.2016.

MAZIVIERO, Maria Carolina. Evolução Estética e Linearidade Histórica: o Conceito de Kunstwollen em Alöis Riegl. Revista Educação Gráfica. Bauru, 2015. v.19 – no . 01. p. 197-211. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2015/06/016_EVOLU%C3%87%C3%83O- EST%C3%89TICA_197_211.pdf . Acesso em 28 mar. 2016.

TASSINARI, Alberto. Lizárraga e o reaprendizado do futuro. Folha de S. Paulo - Folhetim. São Paulo, 17 jun 1988.

ANTONIO Lizárraga. Desenhando a cor. Texto: Annateresa Fabris. São Paulo: Valu Oria Galeria de Arte,

jun-jul.1996.

Downloads

Publicado

06-01-2016

Como Citar

Passos, M. J. S. T. (2016). ENTRE PALAVRAS E IMAGENS, A RECONSTRUÇÃO DE UM FAZER ARTÍSTICO. Arte 21, 6(1), 68–86. https://doi.org/10.62507/a21.v6i1.88