A MERCANTILIZAÇÃO DA ARTE: O EFEITO DAS REDES DO SOCIAL NA MEDIAÇÃO DOS OBJETOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v6i1.87

Palavras-chave:

Arte, Mercado, Política, Sociologia

Resumo

O presente artigo tem como tema a dimensão política cuja transversalidade trata da relação entre a arte, o mercado de arte contemporânea e a formação de redes. O recorte empírico utiliza- se dos vínculos entre o poder mercadológico e a política cultural. Para tanto, é estudado o mercado de arte contemporânea brasileira desde 2002 até os dias atuais, em especial o trânsito de dois artistas plásticos brasileiros no cenário comercial internacional. A análise realizada sustenta a tese inicial de que “o mercado de arte contemporânea, assim como todo aparato simbólico que o subjaz, está sendo apropriado por atores da política comercial, para serem transformados através de estratégias de marketing e instrumentos midiáticos em capital artístico para fins econômicos”.

Biografia do Autor

Roberto Bertani, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Coordenador do curso de Bacharelado em Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Membro do ICOM – International Council Of Museums – UNESCO.

 

 

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Publicado

06-01-2016

Como Citar

Bertani, R. (2016). A MERCANTILIZAÇÃO DA ARTE: O EFEITO DAS REDES DO SOCIAL NA MEDIAÇÃO DOS OBJETOS. Arte 21, 6(1), 51–67. https://doi.org/10.62507/a21.v6i1.87