BOSSA-NOVA E PODER BRANDO: ESSA GENTE BRONZEADA MOSTROU O SEU VALOR

Autores

  • Sidney Ferreira Leite Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v5i2.81

Palavras-chave:

Bossa-Nova, Poder Brando, artes audiovisuais, cinema, música

Resumo

No mundo contemporâneo, a política exterior pode se valer de diferentes táticas para alcançar seus objetivos no ambiente internacional. A cultura, por exemplo, é uma ferramenta eficiente para exercer influência e conquistar a admiração de outros países, ou seja, colocar em prática o “poder brando”, também conhecido como soft power, de um país. Este ensaio recupera um episódio da política exterior do Brasil: o apoio ao concerto de bossa-nova que aconteceu no Carnegie Hall, na cidade de Nova York, em 1962.

Biografia do Autor

Sidney Ferreira Leite, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Professor do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Belas Artes.

Ph.D. em Comunicação. Mestre e doutor em História Social (USP).

 

Referências

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Publicado

03-12-2015

Como Citar

Leite, S. F. (2015). BOSSA-NOVA E PODER BRANDO: ESSA GENTE BRONZEADA MOSTROU O SEU VALOR. Arte 21, 5(2), 116–122. https://doi.org/10.62507/a21.v5i2.81