BOSSA-NOVA E PODER BRANDO: ESSA GENTE BRONZEADA MOSTROU O SEU VALOR
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v5i2.81Palavras-chave:
Bossa-Nova, Poder Brando, artes audiovisuais, cinema, músicaResumo
No mundo contemporâneo, a política exterior pode se valer de diferentes táticas para alcançar seus objetivos no ambiente internacional. A cultura, por exemplo, é uma ferramenta eficiente para exercer influência e conquistar a admiração de outros países, ou seja, colocar em prática o “poder brando”, também conhecido como soft power, de um país. Este ensaio recupera um episódio da política exterior do Brasil: o apoio ao concerto de bossa-nova que aconteceu no Carnegie Hall, na cidade de Nova York, em 1962.Referências
CASTRO, Rui. Chega de saudade. São Paulo: Cia. das Letras, 1990.
FLÉCHET, Anaís. As partituras da identidade. O Itamaraty e a música brasileira. In: A quarta dimensão das relações internacionais. Mônica Leite Lessa (org.). Rio de Janeiro: Contra Capa, 2012.
HOBSBAWM, Eric. História Social do Jazz. RJ: Paz e Terra, 2008.
NYE Jr, Joseph S. Soft Power: the means to success in the world politics. Nova York: Public Affairs, 2004.
SUPPO, Hugo Rogelio. O papel da dimensão cultural nos principais paradigmas das relações internacionais. In: A quarta dimensão das relações internacionais. Mônica Leite Lessa (org.). Rio de Janeiro: Contra Capa, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Sidney Ferreira Leite
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0