A CRISE DO SUPORTE NA ARTE CONTEMPORÂNEA REVERBERAÇÕES NA OBRA DE LYGIA CLARK E HELIO OITICICA
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v5i2.80Palavras-chave:
Arte Contempoânea, Lygia Clark, Hélio OiticiaResumo
Um dos debates mais presentes no contexto contemporâneo das artes, iniciado a partir da segunda metade do século XX, é o da crise do suporte ou desmaterialização da obra como produto estético. Os defensores dessa tese propõem a necessidade de se vislumbrar, no cerne da sociedade pós-industrial e da cultura do consumo, a possibilidade de uma arte desburocratizada, contrária à institucionalização dos museus. Para isso, muito da produção artística desse período se valeu de expedientes criativos, que aboliram os estilos definidos como identidades genéricas de um programa estético pré-definido e indicadores de normas comportamentais e processuais.Referências
BELL Daniel. The comming of pos-industrial society, 2nd ed. New York, Basic Books, 1976 apud MENEZES, Philadelpho. A crise do passado, São Paulo, Experimento, 1995.
LEWITT, Sol. Paragraphs on conceptual art, Artforum, summer 1967, apud SMITH, Roberta, Arte Conceitual, IN: STANGOS, Nikos, Conceitos da arte moderna, Rio de Janeiro, Zahar, 1991.
OSTHOFF Simone.Lygia Clark and Hélio Oiticica: A Legacy of Interactivity and Participation for a Telematic Future, publicado em www.mit-press.mit.edu.
OITICICA, Helio. Aspiro ao Grande Labirinto, Cultrix, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Roberto Moreira S. Cruz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0