A CRISE DO SUPORTE NA ARTE CONTEMPORÂNEA REVERBERAÇÕES NA OBRA DE LYGIA CLARK E HELIO OITICICA

Autores

  • Roberto Moreira S. Cruz Pontifícia Universidade Católica (São Paulo)

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v5i2.80

Palavras-chave:

Arte Contempoânea, Lygia Clark, Hélio Oiticia

Resumo

Um dos debates mais presentes no contexto contemporâneo das artes, iniciado a partir da segunda metade do século XX, é o da crise do suporte ou desmaterialização da obra como produto estético. Os defensores dessa tese propõem a necessidade de se vislumbrar, no cerne da sociedade pós-industrial e da cultura do consumo, a possibilidade de uma arte desburocratizada, contrária à institucionalização dos museus. Para isso, muito da produção artística desse período se valeu de expedientes criativos, que aboliram os estilos definidos como identidades genéricas de um programa estético pré-definido e indicadores de normas comportamentais e processuais.

Biografia do Autor

Roberto Moreira S. Cruz, Pontifícia Universidade Católica (São Paulo)

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ.

Curador da Coleção Itaú Cultural de Filmes e Vídeos desde 2012

Referências

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OSTHOFF Simone.Lygia Clark and Hélio Oiticica: A Legacy of Interactivity and Participation for a Telematic Future, publicado em www.mit-press.mit.edu.

OITICICA, Helio. Aspiro ao Grande Labirinto, Cultrix, 1986.

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Publicado

03-12-2015

Como Citar

Cruz, R. M. S. (2015). A CRISE DO SUPORTE NA ARTE CONTEMPORÂNEA REVERBERAÇÕES NA OBRA DE LYGIA CLARK E HELIO OITICICA. Arte 21, 5(2), 110–115. https://doi.org/10.62507/a21.v5i2.80