CINEMA EXPOSTO: EXPERIÊNCIA DE UMA CURADORIA

Autores

  • Roberto Moreira da Cruz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v1i1.8

Palavras-chave:

Curadoria, Cinema, Exposição

Resumo

Nas duas últimas décadas o cinema tem estado cada vez mais presente nas principais exposições internacionais de arte. Grandes museus e centros culturais realizam frequentemente importantes exposições coletivas, tendo como tema central o cinema e suas relações intrínsecas com a produção artística contemporânea. Muitas destas obras trazem referências explícitas ao cinema, por meio de releituras ou da utilização de trechos de filmes de outros cineastas. Outras elaboram narrativas audiovisuais baseadas nos códigos da linguagem do cinema e apresentam estas imagens e sons em ambientes específicos para projeções com uma ou mais telas. Algumas destacam o suporte técnico de exibição das imagens (projetores, computadores etc). Outras exigem contemplação e empenho por parte do espectador, não mais inerte em uma poltrona.

Biografia do Autor

Roberto Moreira da Cruz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Curador independente e produtor cultural

Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP)

Referências

KASTNER, Jeffrey ArtForum, Anthony McCall: Talks about his “solid light” films In: Artforum, Summer, 2004,

Downloads

Publicado

06-11-2013

Como Citar

Cruz, R. M. da. (2013). CINEMA EXPOSTO: EXPERIÊNCIA DE UMA CURADORIA. Arte 21, 1(1), 72–74. https://doi.org/10.62507/a21.v1i1.8