A CULTURA BRASILEIRA EM FESTA: AS HOMENAGENS AO DIVINO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v5i2.70Palavras-chave:
Cultura brasileira, Festa do Divino, UtopiaResumo
As homenagens ao Espírito Santo têm sido praticadas no Brasil desde o seu processo de colonização até os dias atuais. Ela tem se multiplicado, ganhado notoriedade e também sido reconhecida como patrimônio cultural nacional, portanto, compreendida como expressão da cultura brasileira. Em alguns municípios, a Festa do Divino tem sido simplificada e contida, sem as insígnias e a representação do Império de outrora, prevalecendo a praxe litúrgica. A compreensão sobre a diversidade da tradição foi possível a partir de documentos e relatos orais, os quais indicavam a sua importância e antiguidade. A sua essência, porém, parece ser mantida e se manifesta no desejo de um mundo melhor, na utopia do Espírito Santo.Referências
ABREU, Marta. O Império do Divino: festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro, 1830-1900. Rio de Janeiro/São Paulo: Nova Fronteira/Fapesp, 1999.
ANDRADE, Oswald de. Um homem sem profissão: sob as ordens da mamãe. 2ª ed. São Paulo: Globo/Secretaria do Estado da Cultura, 1990.
ARAÚJO, Alceu Maynard. Folclore Nacional I: festas, bailados, mitos e lendas. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BÍBLIA: Mensagem de Deus. São Paulo: Editora Santuário/Edições Loyola, 1994.
BRANDÃO, Carlos R. O Divino, o Santo e a Senhora. Rio de Janeiro: Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro/FUNARTE, 1978.
CÂMARA CASCUDO, Luís da. Dicionário do Folclore Brasileiro. 11ª ed. São Paulo: Global, 2001.
ETZEL, Eduardo. Divino: simbolismo no folclore e na arte popular. São Paulo/Rio de Janeiro: Giordano/Kosmos, 1995.
FAZENDA, Vieira. Antiqualhas e memórias da cidade do Rio de Janeiro. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Rio de Janeiro: IHGB, t. 88, v. 142, p. 365373, 1920.
IPHAN. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em: . Acesso em: 20 jun.
LUNA, Francisco Vidal; COSTA, Iraci del Nero da. Devassa nas Minas Gerais: do crime à punição. Boletim do CEPEHIB: São Paulo, p. 3-7, 1980.
MARIANO, Neusa de F. Divina tradição ilumina Mogi das Cruzes: o Espírito Santo faz a festa. 2007. 205 fl. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
MARIANO, Neusa de F. Divina luz nas águas do Tietê: a Festa do Divino Espírito Santo de Laras – SP. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
MORAES Filho, Mello. Festas e tradições populares no Brasil. São Paulo/Belo Horizonte: Edusp/Ed. Itatiaia, 1979.
MORAES, José Geraldo Vinci de. As sonoridades paulistanas: a música popular na cidade de São Paulo, final do século XIX ao início do século XX. Rio de Janeiro: Funarte,
MORAIS, Katlin C. de. Atas de vereança de Mogi das Cruzes (1612-1646). Revisão da edição semidiplomática (2007). Projeto temático de Equipe de História do Português Paulista II. São Paulo: FFLCH/USP, 2015.
PERECIN, Marly Therezinha G. Candeias em espelho d’água (1777-1845). São Paulo: Edições Loyola, 1990.
REGISTRO de provisões: 1818-1827. Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo – ACMSP.
SOUZA, Marina de Mello e. Paraty: a cidade e as festas. 2. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Neusa de Fátima Mariano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0