MÚSICA BRASILEIRA E IDENTIDADE NACIONAL

Autores

  • Guilherme Bryan Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v5i2.69

Palavras-chave:

Cultura popular, Identidade, Música, Samba, Hip hop

Resumo

O presente artigo visa relacionar a questão da identidade nacional com a música brasileira através de canções representativas de três momentos distintos da história. São elas: “Pelo Telefone” (1917), de Donga e Mauro de Almeida; “Pela Internet” (1997), de Gilberto Gil; e “À Procura da Batida Perfeita” (2004), de Marcelo D2. Procurar-se-á, deste modo, identificar como a música popular brasileira é um espaço privilegiado para se refletir a respeito da construção da identidade nacional.

Biografia do Autor

Guilherme Bryan, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutor em Estudos dos Meios e da Produção Midiática pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

Professor dos cursos de Comunicação, Relações Internacionais e Produção Fonográfica do Centro Universitário Belas Artes.

 

 

Referências

DaMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis. 6ª ed. Rio de Janeiro. Rocco, 1997

HALL, Stuart. A identidade cultural na pósmodernidade. 4ª ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2000.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001.

MELLO, Zuza Homem de; e SEVERIANO, Jairo. A Canção no Tempo – Vol. 1. 4ª ed. São Paulo: Editora 34, 1999.

ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira & Identidade Nacional. 5ª ed. São Paulo: Brasiliense. 1994

SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.

VIANNA, Hermano. O mistério do samba. 4ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

VIANNA, Hermano. O mundo funk carioca. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. p. 20.

Downloads

Publicado

03-12-2015

Como Citar

Bryan, G. (2015). MÚSICA BRASILEIRA E IDENTIDADE NACIONAL. Arte 21, 5(2), 23–33. https://doi.org/10.62507/a21.v5i2.69