OPAVIVARÁ! – O “MOMENTO PÚBLICO” QUE PRODUZ ARTE E RESSIGNIFICA AS RUAS
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v25i2.672Palavras-chave:
Opavivará, intervenções artísticas, paisagens urbanas, produção de comum, corpo políticoResumo
Este ensaio foi produzido a partir de uma entrevista realizada com o coletivo de arte OPAVIVARÁ!, concedida em 2019, como parte da pesquisa de doutorado intitulada “Corpo Político e Disputas em Redes” (2020). É, assim, um recorte derivado e revisitado do capítulo da tese que se dedica a pensar os contornos para o corpo político. Neste recorte, a ênfase está na arte e no espaço urbano, ressigni cado pelas intervenções artísticas do Coletivo. O objetivo é re etir, a partir da fala dos artistas, sobre o espaço das cidades como espaços de paisagens sensíveis urbanas, e sobre o corpo que se põe em relação como participante- ativador, no encontro proporcionado pelas proposições poéticas. Finalmente, a ênfase também recai sobre o “momento político” que os artistas apresentam como parte de suas práticas no OPAVIVARÁ!. O ensaio será apresentado em uma metodologia dialogal entre os trechos da entrevista, as imagens e a articulação teórica com outros autores.
Referências
DELEUZE, Gilles. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996. v.3. FERNANDES, Ciane. Pina Baush e o Wupertal Dança-Teatro: repetição e transformação. São Paulo: Hucitec, 2000.
JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos Errantes. EDUFBA, 2012.
GLUSBERG, Jorge. Arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 1987
GORINI, Paula. Corpo político e disputas em rede: discursos, performatividades e dissenso nas lutas políticas contemporâneas. 2020. 256 f. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Gradua- ção em Comunicação). Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ UERJ. Rio de Janeiro, maio de 2020.
HARAWAY, Donna. Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu. Campinas (SP): UNICAMP, 1995.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
LIMA, Daniella; AURÉLIO, Mariana; SOTER, Silvia (org.). Gesto: práticas e discursos. Rio de Janeiro: Cobogó, 2013.
OPAVIVARÁ!. Entrevista concedida em 17/07/2019.
OPAVIVARÁ!. (Website) Sítio digital de apresentação do coletivo de arte Opavivará!. Dispo- nível em: http://opavivara.com.br/. Acesso em: 30/10/2025.
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia; ESCOSSIA, Liliane (Org.). Pistas do método da carto- gra a: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. SODRÉ, Muniz. A ciência do Comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis: Vozes, 2014.
SODRÉ, Muniz. Pensar Nagô. Petrópolis: Vozes, 2017
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paula Gorini Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Arte 21, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0