MEMÓRIA E RESGATE CULTURAL PARA A IDENTIDADE DE UM POVO: O SAMBA DE RODA DO RECÔNCAVO BAIANO
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v24i1.622Palavras-chave:
Samba de Roda, Memória, Cultura, IdentidadeResumo
Este trabalho resume um esforço de oito anos de pesquisa nas áreas da Memória, Cultura e Identidade. O envolvimento com a expressão cultural denominada Samba de Roda do Recôncavo Baiano resultou na concepção e na produção de um Site, de um lme longa metragem e um lme curta-metragem de animação, que consolidaram o processo de pós doutoramento da pesquisadora autora do presente artigo, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Entendemos que, na passagem do século XX para o século XXI, mediante as signi cativas transformações nos meios e nos modos de comunicação – de uma comunicação centralizada, vertical e unidirecional para uma comunicação interativa, multimidiática e com avanços técnicos –, a Transmídia permite um enlaçamento entre passado e presente, em que a comunicação do presente auxilia na salvaguarda da memória, da cultura e da identidade do ser brasileiro.
Referências
CANTADOR (Projeto “Cantador de Chula”). Disponível em: <https://cantadordechula.wor- dpress.com>. Acesso em: jun.2025.
CASCUDO, Luís da Câmara. Antologia do folclore brasileiro. Vol. 2. São Paulo: Global, 2002.
GOUVEIA, Patrícia. Transmedia experiences that blur the boundaries between the real and the ctional world. In: SIMÃO, Emília; SOARES, Celia. Trends, Experiences, and Perspectives in Immersive Multimedia and Augmented Reality. Part of the Advances in Multimedia and Interactive Technologies Book Series, IGI Global, 2018.
GRAEFF, Nina. Os ritmos da roda: tradição e transformação no Samba de Roda. Salvador: EDUFBA, 2015.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2008.
LAMARDO, Rafael; SILVA, Carlos Eduardo Santos. A publicidade e os desa os da convergên- cia. In: Encontro ESPM de Comunicação e Marketing 1, ano 2005, São Paulo. Anais. CD-ROM.
MARQUES, Francisca. Declaração dada em entrevista, registrada no longa-metragem “On- tem, hoje... para sempre Samba de Roda”. 2019.
SALVAGUARDA (Manual de elaboração de Planos de Salvaguarda). Org.: Aline Miranda, Ra- fael Belló Klein e Sara Santos Morais. Brasília: IPHAN, 2022.
SAMBA de Roda do Recôncavo Baiano. Brasília, DF: IPHAN, 2006.
SANDRONI, Carlos. Prefácio: In: A cartilha do samba chula. Santo Amaro: ASSEBA/Natura Musical, 2016.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
UNESCO. Convention for the Safeguarding of the Intangible Cultural Heritage. Paris, 17 oct.2003. Disponível em: <https://ich.unesco.org/en/convention>. Acesso em: jun.2025.
VATIN, Xavier. Declaração dada em entrevista, registrada no longa-metragem “Ontem, hoje... para sempre Samba de Roda”. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fabiana Parra de Lazzari

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Arte 21, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0