MEMÓRIA E RESGATE CULTURAL PARA A IDENTIDADE DE UM POVO: O SAMBA DE RODA DO RECÔNCAVO BAIANO

Autores

  • Fabiana Parra de Lazzari Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v24i1.622

Palavras-chave:

Samba de Roda, Memória, Cultura, Identidade

Resumo

Este trabalho resume um esforço de oito anos de pesquisa nas áreas da Memória, Cultura e Identidade. O envolvimento com a expressão cultural denominada Samba de Roda do Recôncavo Baiano resultou na concepção e na produção de um Site, de um lme longa metragem e um lme curta-metragem de animação, que consolidaram o processo de pós doutoramento da pesquisadora autora do presente artigo, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Entendemos que, na passagem do século XX para o século XXI, mediante as signi cativas transformações nos meios e nos modos de comunicação – de uma comunicação centralizada, vertical e unidirecional para uma comunicação interativa, multimidiática e com avanços técnicos –, a Transmídia permite um enlaçamento entre passado e presente, em que a comunicação do presente auxilia na salvaguarda da memória, da cultura e da identidade do ser brasileiro.

Biografia do Autor

Fabiana Parra de Lazzari, Universidade de Lisboa

Pós-doutorado em Artes na Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa. Doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Graduação em Letras e Psicologia pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

03-08-2025

Como Citar

Lazzari, F. P. de. (2025). MEMÓRIA E RESGATE CULTURAL PARA A IDENTIDADE DE UM POVO: O SAMBA DE RODA DO RECÔNCAVO BAIANO. Arte 21, 24(1), 129–140. https://doi.org/10.62507/a21.v24i1.622

Edição

Seção

Palavra Estrangeira