REMENDAR O MUNDO: COSTURA, MEMÓRIA E SUBJETIVIDADES FEMININAS
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v24i1.618Palavras-chave:
costura, remendo visível, trabalho feminino, memória, subjetividade, tikkun olamResumo
O presente objetiva entrelaçar as práticas têxteis – em especial o remendo visível – e o afeto/cuidado, tendo como foco principal o produzido a partir das subjetividades fe- mininas latino-americanas. Adoto uma abordagem qualitativa, fundamentada em re- visão bibliográ ca crítica e análise interpretativa de autoras como Rosane Preciosa, bell hooks, Roszika Parker, Maria Elena Buszek, Lauren Sinner, Celia Pym e autores como Peter Stallybrass e Eduardo Galeano. As atividades relacionadas à costura, principalmente o bordado e suas derivações, são compreendidas como linguagem simbólica e política, e o remendo visível como gesto de cuidado, memória e resistência. A análise inclui também práticas latino-americanas de resistência, como os pañuelos das Mães da Plaza de Mayo e as arpilleras chilenas, inclusive as obras de Violeta Parra. Incluo brevemente a investigação iniciante sobre as produções de coletivos contemporâneos em produções micropolíticas, entendendo assim que remendar, bordar e costurar ultrapassam o utilitário, no sentido que possibilitam a escrita afetiva que reinscreve imperfeições como marcas de dignidade e persistência feminina.
Referências
ALLENDE, Isabel. De amor e de sombra. São Paulo: Bertrand Brasil, 2004.
BACIC, Roberta. Arpilleras: voices of resistance. Londres: Con ict Textiles, 2010.
BUSZEK, Maria Elena. Extra/Ordinary: Cra and Contemporary Art. Durham: Duke Uni- versity Press, 2006.
CORTIÑAS, Nora. Memoria, verdad y justicia. Buenos Aires: Madres de Plaza de Mayo Línea Fundadora, 2005.
GALEANO, Eduardo. Espelhos: uma história quase universal. Tradução de Eric Nepomuceno. Porto Alegre: L&PM, 2011.
HOOKS, bell. All about love: new visions. New York: William Morrow, 2000.
LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
PARKER, Rozsika. e Subversive Stitch: Embroidery and the Making of the Feminine. Lon- don: e Women’s Press, 1984.
PRECIOSA, Rosane. Costura, performance e pensamento: a máquina de costura como forma de escavação da memória. In: CORRÊA, Evelise; SCHMIDT, Adriana (orgs.). Arte e moda: entrelaçamentos. Florianópolis: UDESC, 2018.
PYM, Celia. e Mending Box. Londres: Publicação independente, 2019.
SINNER, Lauren. e Art of Mending. Surface Design Journal, Spring 2018, Surface Design Association.
STALLYBRASS, Peter. Worn worlds: clothes, mourning, and the life of things. In: SPYER, Pa- tricia (org.). Border Fetishisms: Material Objects in Unstable Spaces. New York: Routledge, 2001. p. 27–44.
HART, Jenny. Sobre a artista e o projeto Sublime Stitching. Disponível em: https://sublimesti- tching.com. Acesso em: 27 jun. 2025.
AMER, Ghada. Artworks and biography. Disponível em: https://www.ghadaamer.com. Acesso em: 27 jun. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Regina Barbosa Ramos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Arte 21, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0