REMENDAR O MUNDO: COSTURA, MEMÓRIA E SUBJETIVIDADES FEMININAS

Autores

  • Regina Barbosa Ramos Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v24i1.618

Palavras-chave:

costura, remendo visível, trabalho feminino, memória, subjetividade, tikkun olam

Resumo

O presente objetiva entrelaçar as práticas têxteis – em especial o remendo visível – e o afeto/cuidado, tendo como foco principal o produzido a partir das subjetividades fe- mininas latino-americanas. Adoto uma abordagem qualitativa, fundamentada em re- visão bibliográ ca crítica e análise interpretativa de autoras como Rosane Preciosa, bell hooks, Roszika Parker, Maria Elena Buszek, Lauren Sinner, Celia Pym e autores como Peter Stallybrass e Eduardo Galeano. As atividades relacionadas à costura, principalmente o bordado e suas derivações, são compreendidas como linguagem simbólica e política, e o remendo visível como gesto de cuidado, memória e resistência. A análise inclui também práticas latino-americanas de resistência, como os pañuelos das Mães da Plaza de Mayo e as arpilleras chilenas, inclusive as obras de Violeta Parra. Incluo brevemente a investigação iniciante sobre as produções de coletivos contemporâneos em produções micropolíticas, entendendo assim que remendar, bordar e costurar ultrapassam o utilitário, no sentido que possibilitam a escrita afetiva que reinscreve imperfeições como marcas de dignidade e persistência feminina.

Biografia do Autor

Regina Barbosa Ramos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

PPG Fashion Law na Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Publicado

03-08-2025

Como Citar

Ramos, R. B. (2025). REMENDAR O MUNDO: COSTURA, MEMÓRIA E SUBJETIVIDADES FEMININAS. Arte 21, 24(1), 85–96. https://doi.org/10.62507/a21.v24i1.618