IMAGEM- ACONTECIMENTO: O FOTOJORNALISMO NA INTERSEÇÃO DA ARTE E A CRISE DO VISÍVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v24i1.616

Palavras-chave:

fotojornalismo, imagem-acontecimento, imagem técnica, sintoma, eficácia

Resumo

Este ensaio teórico explora o potencial artístico do fotojornalismo, concebendo-o como um espaço de criação de “imagens-acontecimento”, em vez de um mero registro factual. A pesquisa ajuda a desmantelar a distinção convencional entre documento e obra de arte, em uma proposição para que a imagem seja compreendida em suas facetas de sintoma, ruptura e manifestação. Argumenta-se que as abordagens teóricas tradicionais não são adequadas para capturar a plena e cácia simbólica do fotojornalismo, cuja potência reside na sua capacidade de “desfigurar” o que é imediatamente visível para “figurar” a realidade subjacente. Dessa forma, a fotogra a jornalística vai além de sua função puramente informativa, constituindo-se como um evento visual que desa a e engaja a e o observador, transformando a resposta emocional em um impulso político. Esta análise congrega uma nova estrutura conceitual, redirecionando o foco da discussão sobre a imagem do seu valor de verdade para o seu impacto e funcionalidade.

Biografia do Autor

Diogo Azoubel, Universidade Federal do Acre

Professor de Jornalismo na Universidade Federal do Acre. Jornalista por formação, é doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e possui pós-doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília

Referências

AZOUBEL, Diogo. Narrativas fotojornalísticas I: matizes, sujeitos, objetos. Belo Horizonte, Letramento, 2019.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem: Questão colocada aos ns de uma história da arte. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2013.

______. Devolver uma imagem. In: ALLOA, Emmanuel (Org.). Pensar a Imagem. Tradução de Cássio de Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

______. Que Emoção! Que Emoção?. Tradução de Cecília Ciscato. São Paulo: Editora 34, 2016.

SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo: Uma introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotogra a na imprensa. Porto: [s.n.], 2002.

WULF, Christoph. Imaginação e mimesis. In: WULF, Christoph. Homo pictor. Tradução de Leda Verdiani Tfouni. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013.

Downloads

Publicado

03-08-2025

Como Citar

Azoubel, D. (2025). IMAGEM- ACONTECIMENTO: O FOTOJORNALISMO NA INTERSEÇÃO DA ARTE E A CRISE DO VISÍVEL. Arte 21, 24(1), 53–66. https://doi.org/10.62507/a21.v24i1.616