IMAGEM- ACONTECIMENTO: O FOTOJORNALISMO NA INTERSEÇÃO DA ARTE E A CRISE DO VISÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v24i1.616Palavras-chave:
fotojornalismo, imagem-acontecimento, imagem técnica, sintoma, eficáciaResumo
Este ensaio teórico explora o potencial artístico do fotojornalismo, concebendo-o como um espaço de criação de “imagens-acontecimento”, em vez de um mero registro factual. A pesquisa ajuda a desmantelar a distinção convencional entre documento e obra de arte, em uma proposição para que a imagem seja compreendida em suas facetas de sintoma, ruptura e manifestação. Argumenta-se que as abordagens teóricas tradicionais não são adequadas para capturar a plena e cácia simbólica do fotojornalismo, cuja potência reside na sua capacidade de “desfigurar” o que é imediatamente visível para “figurar” a realidade subjacente. Dessa forma, a fotogra a jornalística vai além de sua função puramente informativa, constituindo-se como um evento visual que desa a e engaja a e o observador, transformando a resposta emocional em um impulso político. Esta análise congrega uma nova estrutura conceitual, redirecionando o foco da discussão sobre a imagem do seu valor de verdade para o seu impacto e funcionalidade.
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