CINDY SHERMAN 2.0: ECOS DO ANALÓGICO PARA O DIGITAL A PARTIR DA PSICANÁLISE

Autores

  • Thiago Lethi Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v24i1.615

Palavras-chave:

Cindy Sherman, Psicanálise, Instagram, Ficção, Identidade

Resumo

Este trabalho re ete sobre a obra de Cindy Sherman, do analógico ao contexto da web 2.0. A artista promove re exões sobre a representação do (auto)retrato (COSTA, 2019; MOORHOUSE, 2014), da feminilidade (WILLIAMSON, 1983) e do pacto autobiográfico (LEJEUNE, 2008). Partindo de uma análise crítica de sua obra (ROSE, 2016), aborda-se a questão do olhar na cultura visual, com enfoque psicanalítico (LACAN, 2004), a fim de compreender os efeitos das imagens sobre os espectadores. O trabalho problematiza o 'olhar masculino' (MULVEY, 2014), expandindo-o para além do gênero e relacionando-o às práticas da cultura visual (ROSE, 2016). Conclui-se que a análise psicanalítica demonstra que o olhar desa a a noção de um espectador dominante, expondo a complexidade das relações de poder e desejo na cultura visual. Além disso, explora-se como as imagens podem ser tanto representações autobiográficas quanto construções ficcionais.

Biografia do Autor

Thiago Lethi, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Referências

BARTHES, Roland. Camera Lucida: Reflections on Photography. Nova York: Hill and Wang, 1981.

BLASBERG, Derek. In Conversation: Cindy Sherman. Gagosian. 2020. Disponível em: https:// gagosian.com/quarterly/2020/04/16/cindy-sherman-derek-blasberg-in-conversation/. COSTA, iago. Forjando narrativas do eu através de registros de si: Amalia Ulman e sua encenação com sel es no Instagram. Palíndromo, v. 11, n. 24, p. 137-151, 2019. DOI: http:// dx.doi.org/10.5965/2175234611242019137.

FONTCUBERTA, Joan. La cámara de Pandora. Barcelona: Gustavo Gili, 2010.

FOUCAULT, Michel. Ethics. Subjectivity and Truth. Volume 1. Nova York: e New Press, 1997.

KAFER, Gary. Believing Is Being: Sel es, Referentiality, and the Politics of Belief in Amalia Ulman's Instagram. IN: Muriel TINEL-TEMPLE et al. (ed.). From Self-Portrait to Sel e. PAGINAS. Oxford: Peter Lang, 2019.

LACAN, Jacques. e Four Fundamental Concepts of Psycho-Analysis. Londres: Karnac, 2004. LACAN, Jacques. Écrits. Nova York: Routledge, 2001.

LEJEUNE, Philippe. On Diary. Jeremy D. POPKIN; Julie RAK (ed.). Honolulu: e University of Hawaii Press, 2009.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autiobiográ co. De Rousseau à internet. Belo Horizonte: UFMG, 2008. MAHON, Fiona. e changing faces of Cindy Sherman. Wallpaper, 2022. Disponível em: ht- tps://www.wallpaper.com/art/john-akomfrah-explores-the-sonic-for-the-british-pavilion-at- -the-venice-biennale-2024.

MILLER, Sally. Contemporary Photography and eory. Londres: Routledge, 2020. MOORHOUSE, Paul. Cindy Sherman. Nova York: Phaidon, 2014.

MORRIS, Catherine. e Essential Cindy Sherman. Nova York: Harry N. Abrams, Inc., Publishers, 1999. MULVEY, Laura. Visual Pleasure and Narrative Cinema. IN: Scott MacKENZIE. (ed.). Film Mani- festos and Global Cinema Cultures. p. 359-369. Berkeley: University of California Press, 2014 [1975]. O'HAGAN, Sean. Cindy Sherman: 'I enjoy doing the really di cult things that people can't buy'. e Guardian, 2019. Disponível em: https://www.theguardian.com/artanddesign/2019/ jun/08/cindy-sherman-interview-exhibition-national-portrait-gallery.

POIVERT, Michel. La photographie contemporaine. Paris: Flammarion, 2010.

RESPINI, Eva. Cindy Sherman. Nova York: e Museum of Modern Art, 2012.

ROSE, Gillian. Visual Methodologies. Londres: Sage, 2016.

SAAR, Ella. She Actually Hates the Idea of Sel es. C-Print, 2019. Disponível em: https://www. c-print.se/post/she-actually-hates-the-idea-of-sel es.

SEHGAL, Parul. e Ugly Beauty of Cindy Sherman's Instagram Sel es. e New York Times, 2018. Disponível em: https://www.nytimes.com/interactive/2018/10/05/magazine/instagram- -cindy-sherman-ugly-beauty.html.

SHERMAN, Cindy. e Complete Untitled Film Stills. Nova York: e Museum of Modern Art, 2003. SUSSLER, Betsy. An Interview with Cindy Sherman. BOMB, n. 12, p. 30-33, 1985. VINHOSA, Luciano. Fotoperformance. Passos titubeantes de uma linguagem em emancipação. IN: Encontro da ANPAP, 23, 2015, Belo Horizonte. Anais [...] Belo Horizonte : ANPAP, 2014. p. 2876-2885.

WILLIAMSON, Judith. Images of 'Woman'. e Photographs of Cindy Sherman. Screen, v. 24, n. 6, p. 102–116, 1983. DOI: https://doi.org/10.1093/screen/24.6.102.

ŽIŽEK, Slavoj. Less an Nothing. Londres: Verso, 2012.

ŽIŽEK, Slavoj. e Fright of Real Tears. Londres: Britsh Film Institute, 2001.

ŽIŽEK, Slavoj. e Seven Veils of Fantasy. In: Dany NOBUS (ed.). Key Concepts of Lacanian Psychoanalysis. p. 190-218. Nova York: Other Press, 1999.

Downloads

Publicado

03-08-2025

Como Citar

Lethi, T. (2025). CINDY SHERMAN 2.0: ECOS DO ANALÓGICO PARA O DIGITAL A PARTIR DA PSICANÁLISE. Arte 21, 24(1), 27–50. https://doi.org/10.62507/a21.v24i1.615