A CRIATIVIDADE E A CRIAÇÃO NOS DOMÍNIOS DA ECONOMIA E DAS ARTES

Autores

  • Oscar Augusto de Faria Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v4i1.58

Palavras-chave:

Criatividade, criação, economia criativa, arte moderna e contemporânea

Resumo

O artigo apresenta conceitos e usos da criatividade e criação nos domínios econômicos e artísticos. O estudo analisa a importância dos produtos criativos para a economia do século 21 e discute as bases paradigmáticas da criação artística moderna e contemporânea, seus regimes estéticos e de consumo.

Biografia do Autor

Oscar Augusto de Faria, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutor e Mestre pela Universidade de Paris VIII. Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Referências

BOAS, Franz. Antropologia cultural. Rio de Janeiro (RJ). Ed. Jorge Zahar, 2010.

CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea. São Paulo. Ed. Martins Fontes, 2005.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo. Ed. Paz e Terra, 2002.

DONDIS, Donis. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo. Ed. Martins Fontes, 2007.

HOWKINS, John. Economia Criativa. Ed. M. Books, 2010.

MOULIN, Raymonde. O mercado da arte. Mundialização e novas tecnologias. Porto Alegre (RS). Ed. Zouk. 2007.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis (RJ). Ed. Vozes, 2003.

STRAUSS-LÉVI, Claude. Antropologia Estrutural. São Paulo (SP). Ed. Tempo Brasileiro, 2003.

STRAUSS-LÉVI, Claude.. Antropologia Estrutural dois. São Paulo (SP). Ed. Tempo Brasileiro, 1993.

VIGOTSKI, L.S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo. Ed. Martins Fontes, 2009

Downloads

Publicado

05-01-2015

Como Citar

Faria, O. A. de. (2015). A CRIATIVIDADE E A CRIAÇÃO NOS DOMÍNIOS DA ECONOMIA E DAS ARTES. Arte 21, 4(1), 53–64. https://doi.org/10.62507/a21.v4i1.58